segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reflexão

Hoje fui falar com o meu tutor, tipo professor com quem podemos falar quando temos algum problema ou dúvida, etc. Além disso, é psicólogo. Falei com ele sobre os meus problemas, mas não fui capaz de contar tudo e portanto não fiquei muito segura em relação à leitura que ele fez; não contei da minha preocupação em engordar, do quanto os meus pensamentos rodam à volta da comida todo o dia, das minhas tentativas de compensação (jejuns e exercício) e do meu real descontrolo na horas em que como e facto de não comer à frente das outras pessoas, apenas sozinha (às vezes, mesmo às escondidas)...
Não digo que a leitura dele esteja errada, até preferia que estivesse correcta, mas só me vou sentir tranquila quando contar tudo, mesmo tudo e alguém me disser ajudar a perceber o que de facto de passa, se é algum problema alimentar mesmo ou se é uma conjugação de vários factores que me levam a encontrar prazer apenas na comida.
A leitura do meu professor foi a de que, de repente, comecei a sentir uma falta de controlo na minha vida. Porquê? Porque toda a gente me começou a dizer que estava magra e que devia ter cuidado; porque descobri que tenho escoliose e que tenho de deixar de correr e fazer remo, que eram 2 aspectos muito importantes na minha vida e que eu adorava. E, além disso, sinto falta de concentração para os estudos. Esta foi, muito basicamente a sua leitura. Então trabalhamos as estratégias: arranjar outro desporto, que seria as caminhadas e a natação (quando deixar as muletas); agendar as tarefas da universidade que tenho para aquela semana ou dia e deixar para o final da tarde/noite coisas para a universidade que sejam mais práticas, preferindo estudar de manhã, quando há mais disponibilidade de concentração; por fim, decidimos que talvez não fosse má ideia consultar um nutricionista para me ajudar a regularizar a alimentação, se bem, que teria de saber de antemão que teria de seguir o seu regime (coisa que será o mais difícil).
Também me disse que se fosse mais nova, provavelmente diria que seriam os inícios de uma Bulimia, mas que com a minha idade não é tão normal, apesar de ser possível. Mas, diz que como eu reconheço o problema não poderia ser (eu reconheço o problema porque estou a estudá-lo, talvez e porque me está a fazer engordar, de outro modo talvez ignorasse).
Todas as ideias me pareceram óptimas, confesso, e vou tentar aplicá-las. Porém, além de um nutricionista, e antes disso, acho que vou procurar na mesma um psicólogo, para me ajudar nesta luta e me ajudar a perceber o que realmente se passa.


Ontem pesei-me e estava com 64,5kg. Basicamente em 2 semanas aumentei 4 kg. Em meados de Dezembro, eu pesava 55kg e este aumento assusta-me muito e faz-me sentir mal com o meu corpo. As pessoas dizem que não se nota, mas eu noto e não quero esse peso  todo e gordura no meu corpo. Quero tudo fora!

Hoje o dia foi bem light, até agora (e acho que continuará a ser, pois estou com a garganta de tal forma que só passa sopa e chá bem quentes!)

Pequeno-Almoço: Chá + Maçã
Almoço: Sopa + pão mistura c/ manteiga + maçã
Lanche: Chá verde + pão c/ manteiga + pêra
Jantar: (a preparar) Sopa + Laranja (talvez, para ajudar a gargantinha)
Ceia: Será um chá quentíssimo e talvez um pão/bolachas.
P.s. Queria agradecer todos os comentários de força e apoio, quando comecei o blog, nunca pensei que fosse precisar/ter. Agora vejo como é bom ler esses comentários e sentir esse carinho e que não estou sozinha. Obrigado, beijinhos e força! :)

4 comentários:

  1. Olha, te digo por experiência própria...nem sempre um psicólogo consegue nos ajudar tanto quanto precisamos. Às vezes, um psiquiatra pode ir mais fundo em questões que são o cerne do problema, e nos auxiliar inclusive com medicação - o que o psicólogo não pode prescrever.
    Pensa nisso, pode ser uma saída.
    Estou torcendo por ti!
    Bj,
    Alana.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Alana...um psicologo talvez não seja bem o que vc necessite... pois por experiência prórpias... já tive muitas frutações.
    Um psiquiatra dara mais base para o seu caso.
    Enquanto a nutricionista seria muito bom!

    E no fundo... deixar o desporto que gostava... é uma frustação e tanto! Quando se gosta de fazer algo e nãos e pode mais ... é muito chato!

    Espero melhoras para vc!
    abraços!

    ResponderEliminar
  3. olá! Li o teu texto e acho que deves falar do todo o teu problema, com o teu Professor, mas só quando te sentires preparada para o fazer. Não devemos guardar tudo para nós, porque senão uma pessoa dá em doido/a. Em relação á comida, tenta não te preocupar tanto. Beijos e as melhoras

    ResponderEliminar
  4. Talvez fosse mais fácil abrires-te com uma pessoa (psicólogo/psiquiatra) que não tivesse nenhuma relação com a tua vida.
    Às vezes o facto de conhecermos a pessoa previamente condiciona-nos. Também por isso é que criamos estes blogues anónimos, espaços onde podemos desabafar à vontade.
    Beijinhos e força.

    ResponderEliminar