
A balança diz que peso 64kg. Vou estar ausente mas a anotar tudo e se, tudo correr bem, a seguir uma alimentação bem light. Vamos ver quanto peso domingo quando chegar.Ou quase... O título mostra o meu objetivo e neste blog escrevo as peripécias diárias para o alcançar. Motivação, energia, apoio e boa disposição são bemvindos! :)
Mais um dia. Não sei como sou capaz de os começar tão bem, tão leve, tão sem me apetecer nada e acabar tão estupidamente mal, tão mal que nem sequer saboreio aquilo que como. É pura gula estúpida, parece que é só para dizer "olha tanto que eu comi!" como se isso fosse um motivo de orgulho para mim, o comer muito e acumular gorduras!!Mas ao menos hoje o dulcolax fez efeito, só tenho uma reclamação: diz que tem efeito previsivel - se tomar à noite, faz efeito ao acordar - mas eu não vi nda disso. Tomei onteontem à noite, de manhã nada. Tomei ontem à noite, de manhã zero. À hora do almoço deu-me uma volta à barriga que saiu quase tudo e depois de almoço novamente. Acho que agora estou de novo presa, mas não quero tomar porque amanhã vou estar o dia quase todo em viagem. Mas levo alguns comigo e também levo o meu chá.
Acordei de novo desanimada depois da cena de ontem. Sem paciência para aulas, nem nada. Aliás, agora devia estar numa aula, mas aproveitei para adiantar um trabalho e vir aqui falar um pouquinho. Para não variar o dia tem sido anormal - relativamente ao que deveria ser.
Estive a pensar e quinta-feira de manhã cedo vou para Espanha e volto domingo. Quarta à noite ou Quinta de manhã vou pesar-me e volto a pesar-me Domingo à noite ou Segunda de manhã quando regressar. As viagens para mim são sempre pontos de viragem na minha vida e servem para eu escrever e reflectir bastante sobre tudo e, mais precisamente, sobre a minha vida. São quase como momentos de balanço, nos quais eu penso "Onde estou agora?" e "Para onde quero ir?" - normalmente as viagens fazem-me muito bem e, foi na última viagem a Espanha que deixei de comer carne. Talvez desta vez deixe de comer doces ou de ter compulsões (ahahahah). Ainda nem sei se fale com o meu pai sobre isto ou não, por um lado não o quero preocupar uma vez que está longe, por outro sempre tivemos uma relação muito próxima. Não sei, mas tenho a certeza que quando chegar lá saberei decidir.
O que eu queria dizer é que vou tentar o máximo possível lever uma alimentação regradinha lá. Vou tentar seguir o meu plano adaptando à minha alimentação lá, que é sempre muito diferente e que me troca os horários, e vou tentar caminhar o mais possível, fazer meditação e yoga; sim, queria voltar aos exercícios de yoga e à minha meditação que tanto me ajudou, ajuda e ajudará, tenho a certeza - e vou, porque não? Só depende de mim!
Não acredito que nesses poucos dias perca os quilos todos que tenho ganho, mas espero ganhar a força de vontade que preciso para fazê-lo, isso sim! E sei que é possível. Além disso, acredito que só o facto de me afastar daqui pode ser muito positivo. Depois volto e tenho uma semana para seguir o meu plano direitinho e chegar à nutricionista com menos 1kg, acham que é possível? Quando me pesei lá tinha 65kg, o que significa que a partir de amanha teria 11 dias para perder 2,5kg... (hummm, será?)
Mais uma ideia que me enche de motivação, agora vamos lá ver se é de vez! Eu tenho de arranjar estratégias que me façam acreditar em mim! :D Este pode ser um ponto de viragem e afinal eu tenho tudo o que preciso para que dê certo - família que já está mais consciente do problema e ajuda como pode ou pelo menos não prejudica, namorado fantástico que me ama mesmo com estes quilinhos a mais e ajuda ao máximo - por falar nisso, nestes 2 dias menti-lhe e disse que não fiz asneira nenhuma, não vou voltar a fazê-lo - e me dá toda a força e apoio, tenho um apoio óptimo de todas aqui no blog, o apoio de uma grande amiga, ... Enfim, tenho tanto, e tenho-me a mim, que apesar de muitas vezes ir a baixo, eu sei que cá dentro existe muita força, coragem e motivação para seguir em frente.
Em Espanha vou escrever tudinho o que como e o exercício que faço, vou tentar dar o tudo por tudo e controlar-me bem.
+ 1 pão com manteiga, 1/2 tablete de chocolate, 1 pacote de bolachas de chocolate argolinhas e chá emagressplus (não sei porque tomei o chá, com tanta porcaria não há nada que funcione...)
Digo, depois de chegar a casa comecei a sentir-me tão em baixo. O meu namorado perguntou-me no outro dia se eu não deveria ter outro problema qualquer psicológico que não exactamente com a comida. Acho que ele se queria referir a uma depressão - deixei o assunto cair no vazio, porque sinceramente não sei, mas isso já me passou pela cabeça. O que eu sei é que muitas vezes não me conheço e que, normalmente, só com ele e com alguns amigos é que eu consigo, por vezes, distrair-me de facto de tudo e senti-me bem comigo como sou, assim, mesmo que com mais uma gordurinha ou outra. Porque afinal não é isso que faz de nós melhores ou piores e se eu nunca quis saber, porquê ligar tanto ao corpo e à forma agora?
Queria tanto amanhã não ter que acordar cedo e ir para a universidade. Só queria ficar em casa, sossegadinha, sem ninguém me chatear e se possível ter disponível apenas chá e laxantes para tirar toda esta porcaria de mim.
O balanço que faço destes dias repletos de compulsões é que em relação ao peso podia ser bem pior, apesar de que podia ter sido bem melhor se tivesse seguido tudo certinho, mas não vale a pena estar aqui a recriminar-me, julgar-me e deitar-me abaixo.
Mas olhando para este peso, depois da asneirada toda que fiz, não me sinto assim tão mal. Podia ser um 64, se tivesse continuado o plano direitinho, mas posso sempre ver um 64 na próxima visita à nutricionista. E penso que não é nada mal ter esse número como meta. Um 64 ou 63 dia 7 de Maio, será muito? Acho que não seguindo o plano direitinho. Agora vou trabalhar para isso, apesar de hoje, antes mesmo de vir aqui escrever de novo, já ter feito asneira outra vez. Não tem mal, não há crise, eu vou a tempo e vou conseguir. Agora, fazer depilação, tomar banhoca, vestir e caminhar.
Para terminar o dia de ontem em grande o que é que eu comi? Imenso de novo! Sentei-me a ver um filme e foi o que foi: 1 pacote de bolacha de chocolate argolinhas, 1 tablete de chocolate, 2 pães com manteiga e para terminar uma taça de cereais de chocolate com leite. Fui-me deitar com a comida quase a sair-me pela garganta, não pude deitar-me logo porque estava a ver que ia sair tudo. Ainda fui ao quarto de banho, mas tudo bem. Apetecia-me mesmo vomitar, mas como é um coisa que me faz impressão não consigo forçar, ou sai ou não sai.
Bem, ontem acabei por jantar normalmente como manda o plano, menos o iogurte. Estive o dia todo desanimada, com o namorado levantei um bocado o astral e em casa também estive bem à noite, mas isso foi porque fui petiscando umas coisinhas e fiquei acordada até tarde à espera que o meu irmão se fosse deitar para eu comer o resto das bolachas de chocolate de argolinhas. Só que (sorte!) ele demorou e eu fui dormir, mas não sem antes atacar a dispensa. Portanto para actualizar:
Pequeno-almoço: chá, bolachas de chocolate argolinhas (cerca de 10), 8 bolachas integrais com manteiga, laranja, maça, banana e 1 taça de cereais de chocolate com leite magro e acabei com as barrinhas tipo kinder (cerca de 3 ou 4).
Em relação a este fim-de-semana, já que não está a começar bem e não, vou tentar descontrair e, pelo menos, não exagerar nas asneiras que provavelmente vou fazer. Estou a tentar mentalizar-me que segunda-feira volto em grande para o meu plano - sei que é estupidez pensar assim, afinal, porque não começo já amanhã? Quem sabe até começo. Mas não sinto a força, estou naquela fase em que praticamente não acredito em mim. Digamos que estou de ressaca, é isso.
A primeira opção parece-me a mais viável tendo em conta como me sinto hoje e do quão conturbado já foi este dia. Sei que podia começar já hoje tudo direitinho, mas sinto-me sem força e com os pensamentos a apoderarem-se de mim. Talvez esse seja o meu grande problema. Como disse a psicóloga: não posso nunca acreditar que não sou capaz; eu sou sempre capaz e eu é que controlo. Mas muitas vezes eu sinto que não é assim e talvez isso me leve a falhar.
Não sei bem porquê estes dois dias tenho-me sentido mal disposta e enjoada com a comida. Deve ser o meu inconsciente a dizer para não comer para emagrecer, mas tenho lutado e feito as refeições tentando seguir as regras do programa, só que depois de comer vem uma má disposição... Estou a tomar um cházinho a ver se passa, mas não parece.
Se estou motivada? Sim! Motivada por pensar que estas três semanas que aí vêm tenho um boa oportunidade para ir modificando os meus comportamentos, a minha alimentação, a minha mente e o meu corpo. Tenho gente a orientar-me, gente que sabe o que me está a fazer falta e que preciso para o meu corpo funcionar bem e gente que sabe ajudar-me na parte mais emocional e psicológica da 'coisa'. Tenho todos os motivos para estar motivada - desculpas pelo pleonasmo. Mas, tenho noção que tenho que assumir mesmo isto e que pode nem sempre ser fácil, porque implica mudanças grandes, uma vez que já não sei o que é um dia normal devido às compulsões e porque não sei como vai ser a reacção cá em casa. Mas logo veremos, certo? Qualquer que seja a reacção tenho de me manter firme, com energia e força para seguir em frente.
Ah, arranjei nutricionista. Amanhã tenho a primeira consulta por volta das 11h30, tenho de levar uma folha com o meu menu diário de hoje, as minhas últimas análises e de preferência em jejum de 2 horas. Vamos ver como corre. Eu tinha pensado voltar a tentar seguir um plano, pensei em ir tirar do site dos nutricionistas de Portugal, mas uma vez que amanhã já tenho a consulta prefiro esperar e arranjar algo adequado a mim mesmo. ![]() |
| Dicas para ir caminhar! :) |
Isto é para ir fazendo aos poucos, alcançando passo-a-passo cada pequeno objectivo ou tarefa. Sem que nem sempre será possível algumas delas, até porque o tempo às vezes é pouco. Mas para o que é mais importante há sempre tempo!