quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Eu vou emagrecer!

Não sei como vou conseguir, mas quero começar a perder estes pneus. Nem me acredito no que vou dizer e tenho vergonha mas sempre escrevi aqui tudo o que se passava, portanto vou continuar. Já é a segunda vez que tento vomitar e desisto. Acho que no fundo tenho medo de perder ainda mais o controlo sobre mim e páro. Mas a minha cabeça está sempre a pensar nisso de cada vez que como. Estou sempre a pensar "Vou tentar outra vez e desta vez até ao fim" - acho que quero sentir o alívio de não ter nada dentro de mim. É estupido e nada saudável, eu sei. Mas é verdade.
Hoje comi maçã ao pequeno almoço, maçã e 2 bolachas a meio da manhã, 1 sande de queijo ao almoço, 1 maçã ao lanche, 2 taçonas de massa e 1 maçã ao jantar. Vou fazer já chá de sene. Apesar de tudo, não foi mau de todo.
Estive a pensar e tenho aqui em casa uns calmantes de valeriana (natural) e talvez comece a tomá-los. São muito fraquinhos, para reduzir a ansiedade, ficar mais calma - tenho esperança que dessa forma me acalme um pouco com a comida.
Vou tentar fazer de novo um desafio a mim própria, há muito que não me desafio e agora que vou entrar de férias, pode ser que seja mais fácil. Os objectivos que tenho para estas férias:
1- Comer só quando acompanhada e o menos possível;
2- Escrever tudo o que como, no momento (foi uma das técnicas que aprendi em PCA que os terapeutas pedem aos clientes, porque ajuda a que tomem consciência daquilo que estão a comer), para isso vou andar sempre com o caderninho atrás de mim.
3- Tirar 1h (no mínimo) do dia para mim e fazer uma ou mais das seguintes: banho de sal, meditação, yoga, caminhada, exercícios, dança, entre outros.
4- Mudar o meu quarto (arrumar, tirar móveis, dar roupas)
5- Quando me der vontade de comer - escrever, sair de casa, caminhar, em última instância dormir.
6- Emagrecer o máximo possível. Se fosse um mundo de fantasia, queria chegar a 3 de Janeiro na consulta e ter de novo 60kg, mas como isto é a realidade, gostava de ter 66kg 
(cerca de menos 3kg)
7- Ignorar chocolates e afins o mais possível.

No outro dia, na cadeira de Psicologia e Narrativas, aprendi uma técnica do modelo de re-autoria - a externalização. Passa por exteriorizar o problema e diferenciá-lo da pessoa, mostrando que a pessoa não é o problema. Uma das formas é dar um nome ao problema, perceber o que o problema quer, que estratégias usa, perceber o seu impacto, etc. Um dia destes, hoje não porque tenho de estudar ainda para amanhã, vou fazer este exercício com aqueles que acho que são o meu problema. Mal não faz.

Agora estou a tremer de frio. Ia fazer uns exercícios, mas apetece-me mesmo tomar uma banho quente e dormir. Hoje vou ser de novo mais forte e apesar das 2 taças enormes de massa, não vou comer mais porra nenhuma!
E, uma vez que ando mesmo exausta, vou por o chá a fazer, tomar banho, estudar a beber cházinho e depois dormir. Ah, e ver se encontro os calmantes.

1 comentário:

  1. Sim, vais conseguir emagrecer! Mas não entres no caminho de comer e vomitar depois, é um caminho grave, perigoso, e pode levar à morte porque a pessoa perde o controlo e a noção da sua própria imagem. Foca-te em ti, muda o teu quarto (as mudanças ajudam!), come pouco de cada vez e mais vezes, bebe chazinho que com o frio sabe muito bem, e quanto aos comprimidos, experimenta tomar antes de te deitares 1, uma boa noite de descanso ajuda-nos a não nos "vingarmos" tanto na comida :) Força e não desistas! *

    ResponderEliminar