domingo, 27 de outubro de 2013

Voltei a encontrar-me.
Acho que a filosofia de vida que tenho tentado seguir e na qual tenho trabalhado me ajudou. Eu escolho o que faço em casa momento. Eu escolho comer isto ou aquilo, escolho ir ou não ao ginásio, escolho fazer algumas coisas minhas prioridades. E não há certos ou errados. São escolhas, por alguma razão eu escolho fazer isto ou aquilo e por alguma razão acredito que isso é o melhor para mim nesse momento. Mesmo quando como o que "não devo", eu escolho fazê-lo porque acho que é o melhor para mim. E está tudo bem. Depois tenho de me focar no que quero, no meu objetivo - ficar em forma, ser mais saudável - em vez de pensar ou fugir do que não quero. Não me ajuda nada pensar que "não quero engordar", "não quero voltar a ter compulsões", "não quero sentir-me assim"... É muito mais fácil e produtivo se pensar que "quero ser mais saudável", "quero sentir-me cada vez melhor com o meu corpo", "quero ficar em forma"... Outra coisa importante que me ajuda é pensar que "a felicidade é uma escolha" e eu acredito mesmo nisso. Acredito que eu posso escolher como reajo às situações e como me sinto. E também não tem mal estar triste ou em baixo, mas é bom saber que tenho o poder de mudar isso, se quiser.

Claro que isto é tudo muito bonito, mas às vezes esqueço-me disto. Esqueço-me de pôr em prática. Mas acabo por me lembrar mais tarde e dar a volta.

Outra coisa que me ajudou a motivar-me e a recuperar foi pensar nos jovens com que lido diariamente. Eu quero estar bem e o mais equilibrada possível para poder estar o mais presente possível para eles, quero ser um modelo positivo e não quero só dizer as coisas da boca para fora, quero dizer, mas mais do que isso quero mostrá-lo nos meus atos. E eles foram sem dúvida uma inspiração, apesar da pouca relação que temos ainda, e ajudaram-me.

Portanto, estes dias têm sido corridos, entre o estágio, pesquisa para a tese e para uma apresentação, preparação de um evento este fim de semana e etc e tal. Não digo que a minha alimentação foi super equilibrada, mas melhorou muito. Acho que o que foi pior foi o alcoól, entre 2 jantares e uma festa depois do evento, não me contive muito. Mas não me sinto mal. Estou muito bem. E apesar de ter ido sair e ter chegado a casa de manhã, de ter dormido pouco e bebido muito, hoje não me descontrolei assim tanto na alimentação...

Almoço: 2 tigelas de sopa + banana + maçã com queijo (5 fatias)
Lanche1: 4 fatias de pão tostado com queijo + chá verde
Lanche2: batido (leite soja light, àgua, banana, farelo de trigo, chia, linhaça, proteína)
Jantar: Sopa + maçã
Ceia: Chá

Claro que também bebi imensa àgua o dia todo :P
Quanto ao exercício físico, esta semana foi difícil devido ao pouco tempo livre e a uma dor na perna que volta e meia aparece. Acho que tem a ver com mudanças de temperatura. Mas acho que dançar uma noite inteira também conta alguma coisa.

E é assim que estou.
Sinto-me fresca e leve. E acho que desta vez a motivação veio para ficar!


2 comentários:

  1. Força querida e que essa motivação, que só tu podes ter, te acompanhe sempre! um beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Realmente, seu texto também fez-me refletir, que eu não devo tentar fugir de algo e, sim, faz escolhas, é o que estou tentando fazer também ultimamente, ter uma vida saudável e consequência disso estar mais magra e com um corpo que eu deseje. Mas tb sei que não é fácil, vai acontece deslizes, vou ter momentos que vou esquecer, ficar triste, desanimada mas vou tentar segui igualmente a ti!

    É isto a Ni, amei todo seu post de hoje, que vc continue assim, sabemos que teremos altos e baixos mais vamos vencendo uma dia de cada vez!

    Abraços!
    Lia*
    DDD*

    ResponderEliminar