sábado, 19 de outubro de 2013

Pronto, hoje foi um dia sem gym e com compulsão. É verdade. Mas estou mais ou menos tranquila. Tive outros pontos fortes no meu dia, nada relacionados com a alimentação e é nisso que me estou a focar. Foco no positivo!

Estou a pensar seriamente em falar com a minha mãe e pedir-lhe para não comprar algumas coisas cá para casa (chocolates, bolachas, etc) ou então guardá-las noutro local. Porque tendo estas coisas em casa está a ser muito difícil para mim controlar-me. Mas ao mesmo tempo não quero preocupá-la, percebem? Porque sei que de qualquer das formas, ela vai ficar um pouquinho preocupada comigo, achar que estou outra vez descontrolada com a alimentação... e não queria colocar-lhe esse peso em cima, ainda para mais agora que ela está tão bem.

Já passaram por alguma situação parecida? Como fizeram? Falaram com os vossos familiares ou não? E como é que eles reagiram?

Por outro lado, acho que a força e motivação tem de partir de mim e eu é que tenho de resistir a essas coisas, se quero ver resultados. Ponto final. Esta semana quero ver se começo a entrar nos eixos mesmo. Mas já estou como o "outro", tenho de me deixar de fazer plano e de começar a agir!! É verdade, por isso é que já decidi que amanhã de tarde vou para casa de uma amiga, assim sei que não vou ficar em casa sozinha, em frente à tv, a comer bolachas ou chocolates. Vou estar com a minha amiga a estudar... e com companhia normalmente é mais fácil resistir às tentações, pelo menos para mim.

Hoje foi dia de não fazer nada e de comer muito. Amanhã será dia de fazer muito e comer bem. 

Corridinha de manhã, exercícios em casa e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita leitura para a tese! 

Boa noite e até amanhã!

4 comentários:

  1. Durante o tempo que estive em casa dos meus pais, esta minha luta fit torna-se muito mais difícil, e como tu, também já sofri de compulsões (que de vez em quando ainda voltam). Tentei muitas muitas vezes falar com a minha mãe para ela deixar de comprar coisas menos saudáveis mas ela não o fez. Tive de aprender a contornar as compulsões e controlar-me..Desde que vim estudar para outra cidade, o problema melhorou bastante, não compro nada dessas coisas então também não como. Quando vou a casa dos meus pais, insistiam sempre em fazer um bolinho ou um doce qualquer para me mimar mas eu implorei que não o fizessem. Felizmente resultou e agora a minha mãe faz mais vezes frutinha cozida quando vou a casa que um bolo de chocolate :p
    Requer muita paciência, muitos argumentos e muita força de vontade mas vais ver que consegues com que a tua mãe te apoie nesse pedido, beijinho*

    ResponderEliminar
  2. No começo da minha reeducação eu msm escondia as gordísses de mim rs. Só q era mais fácil pq minha mãe tbm tava maneirando na comida. Hj, q minha mãe casou de novo e meu padrastro é lombriguento, tem mais porcarias em casa e fica meio difícil de não dar de cara com elas. E é bem complicado msm se controlar quando elas estão ali, na nossa cara.
    Acho que temos que encontrar um ponto de equilíbrio entre o nosso auto-controle e o apoio da família, já que pra saúde deles também é interessante uma alimentação equilibrada. Então ter que ir conversando com ela aos poucos, mostrando argumentos, e tal. Minha mãe me acha meio neurótica demais, mas a gente se entende. Pra vc pode ser um pouco mais complicado, mas por isso q tem q ir devagar, pra não chocar!
    O documentário Food Matters pode ajudar com alguns argumentos rsrs (http://vimeo.com/17463178)

    Bjocas e espero ter ajudado rs

    ResponderEliminar
  3. Não passei por isso porque sempre fui a responsável pelas compras, desde a adolescência, já que a minha mãe sempre trabalhou. Conversar ajuda sim. Ela vai te entender. E por outro lado, também é interessante ter tudo isso em casa e aprender a comer um só e em pequenas quantidades. Que desafio!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ni!
    Eu já tive bulímia (com muitas compulsões muito fortes e exageradas) e também já sofri de gordice, com compulsões de gulodice bem mais calmas que as da bulímia. Não vou falar da fase de bulímia (que acho que não tens), mas sim das compulsões da fase de "gordice", que acho que são aquelas por que passas.
    Então...pela minha experiência, falar com os familiares numa fase de gordice ajuda. No meu caso, contei-lhes que estava a engordar a pouco e pouco e que isso não tinha nada a ver com a comida que se fazia em casa, e que comia às refeições, mas sim com a que comia por ter "desejos", meio às escondidas e fora das horas de refeições. Expliquei-lhes que tipo de alimentos me davam mais compulsões (bolachas com chocolate, cereais com chocolate, barras de cereais) e pedi se podiam evitar comprá-los. Falei ainda do meu receio de ter compulsões mais fortes no futuro, ou seja, poder recair na bulímia. E também expliquei como a imagem era importante para mim, e de como me sentia devastada, desanimada e frutrada de cada vez que tinha uma compulsão. Claro que os meus pais não deixaram de comprar todos esses alimentos - eles gostam e a minha irmã também - mas a quantidade reduziu-se significativamente. E depois, pouco a pouco, eu própria me fartei de engordar por comer porcarias, e comecei a controlar-me. Daí a pouco tempo criei o blog, fiz a promessa de ser saudável e perder peso, comecei a auto-analisar o que comia, senti-me cada vez mais forte, saudável, bonita e poderosa, etc, etc, etc. Nunca mais caí em compulsões, acho que esta companhia dada pelo blog e que todos os resultados que tenho sentido na pele são mais que suficientes para evitar isso. Por outro lado, eu também já não faço coisas parvas que fazia antes e que são conduzentes a compulsões, por exemplo saltar refeições, ir fazer exercício sem comer e assim.
    Espero ter ajudado :) Decidas o que decidires, já sabes: os teus pais podem ou não ajudar-te, mas controlar as compulsões tem de partir de ti!
    Beijinho

    ResponderEliminar