quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pouco a pouco... Vamos lá.

Ai, ai, o estágio está a dar cabo de mim! Eu sei que toda a gente tenta fazer o melhor que sabe, mas caramba, às vezes, há gente a fazer tanta asneira. E eu sei que eu também faço, mas gosto que me digam quando assim é. Cheira-me que nos próximos dias de estágio vão haver algumas explosões, ui, ui.

Enfim, o que interessa aqui é outro assunto. Então, ontem a minha alimentação foi muito melhor, excepto que à noite comi um pacote de bolachas maria com o chá. Mas decidi que para já, se quero cometer excessos, só vou cometer um por dia. Pronto. Eu sei que é estúpido, se calhar para algumas pessoas, mas eu decidi dar um passo de cada vez. E esta é a minha maneira de o fazer. Diminuir os deslizes diários. E acho sinceramente que me pode ajudar.

Hoje a alimentação também está bem equilibrada e ainda não comi nenhuma porcaria. Pode ser que aguente o resto da noite sem loucuras, quem sabe? :)

Hoje trabalhei o dia todo, portanto de manha só tive tempo para um mini treino improvisado de 15min que, entre outros exercícios, incluiu abs, flexões e agachamentos. É pouco, sim, mas é melhor do que nada e fica a intenção, a vontade e a energia para treinar. 

Amanhã espero conseguir dar uma corridinha de manhã e fazer uns exercícios... Aos pouquinhos, tudo se endireita.


5 comentários:

  1. Olá Ni :)
    Bem, eu tenho passado algumas vezes pelo teu blog, tenho lido os teus posts e pensado bem se devo comentar ou não. Isto porque eu não quero ser mal interpretada, muito pelo contrário, eu quero sim ajudar-te. Mas para isso, eu vou ter de dizer aquilo que realmente penso, vou ter de ser muito sincera contigo.
    Tal como tu, já tive muitas compulsões e passei por momentos complicados. E e por isso que talvez me sinta na obrigação de te deixar aqui esta comentário, porque consegui ultrapassá-las com a ajuda das pessoas que me eram mais próximas (maioritariamente a minha mãe, que tenho a sorte de ser muito minha amiga e a pessoa em quem mais posso confiar nesta vida) e sobretudo, pela minha força de vontade. Houve um momento na minha vida em que eu me apercebi de que estava a desperdiçar tempo. A vida é tão curta para vivermos infelizes, de certa forma, com as escolhas que fazemos. A vida é só uma e bem cá dentro de nós, temos de procurar aquilo que realmente nos faz feliz, aquilo que nos deixa, tal como o titulo do teu blog diz, a mente sã e o corpo são. Tu tens de encontrar a tua força Ni, e eu sei que neste momento, se falares contigo própria, se reflectires sobre isso, tu achas que não és capaz. No fundo, que não vais conseguir. E essa força não surge do dia para a noite, essa força vai aparecendo, dia após dia, com CADA PEQUENA ESCOLHA QUE TU FAÇAS. Não é amanhã que as tuas compulsões vão acabar, não é puff e já está. Elas vão acabar quando tu descobrires a tua verdadeira força, a força para te tornares melhor a cada dia. E tu sabes que tens de te alimentar bem para conseguires sentires-te bem contigo. Então faz isso Ni, quando pensares em comer tudo isso, pára, pensa nessa pequena escolha que tu estás a fazer, à qual se irá juntar à força de amanhã, depois de amanhã, etc. Está tudo na nossa cabeça. Se for realmente importante para ti mudar, tu vais fazê-lo, tu vais parar com as compulsões e vais desfrutar de uma ou outra refeição mais calórica ao fim de semana e vais ver que isso te vai dar tão mais prazer. Eu sei que não é fácil e que às vezes pode ser uma vergonha admitir que temos um problema mas tal como tu, eu tive de perder a vergonha e falar com a minha mãe, explicar-lhe que isto era um PROBLEMA, que as minhas emoções eram colmatadas pela comida, tal como existem pessoas que bebem, outras que enfim, se drogam e tudo mais. É claro que comer não é nem de perto nem de longe tão grave como beber e ser viciado em drogas, mas acaba por ser uma coisa que foge do teu controlo.

    (continua)

    ResponderEliminar
  2. Então pede ajuda sim, faz os possíveis e impossíveis por te manter longe da comida. Se tiveres fome, come sim, se há coisa que eu sou totalmente contra é passar fome! Mas come pequenas quantidades. A mim o que me parece é que, por exemplo, como li num post teu, que comeste a meio da manhã um queijinho e uma pêra e que talvez isso não fizesse parte dos teus planos. E daí teres pensado "comi isto que não estava nos meus planos, então olha, perdido por cem, perdido por mil! vou comer pão com manteiga e bolachas". Quantas vezes eu não fiz isso? Quantas vezes eu comi um iogurte antes de me deitar e mesmo assim, sabendo que era apenas um iogurte magro, pensei que já tinha estragado tudo e comi também um pacote inteiro de bolachas e pão com manteiga? E depois vinha o sentimento de culpa no dia a seguir. E para que eu não tivesse o sentimento de culpa, a escolha era simples: eu tinha de me controlar, pedindo ajuda, conversando, tendo força interior, motivando-me. Se tiveres de conversar isso com a tua mãe todos os dias, conversa! Até não sentires mais vontade de te sabotar a ti própria. Eu sei que é um caminho longo. Vive um dia de cada vez, faz pequenas escolhas. Quando quiseres comer o tal pacote inteiro de bolachas, olha bem para ele quando estiveres a comer. "Eu quero mesmo? Mereço este miminho?" Se achares bem lá no fundo que sim, então come sem culpas. Se achares que de facto, cometeste muitos erros durante a semana ou que tens estado a exagerar e que esse pacote é só para "comeres emocionalmente" então pousa ou tira apenas três bolachas, sai da cozinha e vai fazer qualquer coisa. Distrair-te. Se pensares em ir comer, procurar blogs motivacionais, tudo o que servir de motivação. E repete para ti mesma "eu sou capaz, esta pequena escolha é mais um passo em frente".

    (continua)

    ResponderEliminar
  3. Outra conselho Ni, eu reparei que comes muito pouco ao almoço e que muitas vezes vais logo treinar. É norma que depois sintas muita fome e que haja mais probabilidades de teres compulsões. Não comas apenas sopa, nem ao almoço nem ao jantar. Come um bife de frango, atum, peru, ovos... confia em mim, vais ver que com mais proteínas não sentes tantos desejos. O mesmo à noite.. não comas apenas 2 tigelas de sopa. Passado uma hora já tens fome e lá está, atacas as bolachas. Pensa que um prato de legumes (bem cheio, legumes podes comer à vontade!) com salada e carne magra, vale muito mais a pena do que duas tigelas de sopa e um pacote de bolachas à ceia. Não tenhas medo de comer, não olhes às calorias, olha à qualidade dos alimentos. Faz exercício físico e o resto vem por acréscimo. O principal agora é a tua mente sã Ni, e só depois da tua mente estar sã, é que o teu corpo pode estar são. Vais ver que vale muito a pena! Mas para isso tens de ser forte, tens de acreditar em ti. Tens de buscar a força que tu não sabes que existe dentro de ti. Sê positiva Ni, pensa que todos os dias tens a sorte de te levantar da cama e lutar por ti e pelo teu bem-estar e que não há presente melhor do que esse. NÃO DESISTAS! Eu estou aqui deste lado a acompanhar-te e ajudar-te como pessoa que também já passou por isso.
    Se quiseres o meu email para falarmos, ou o meu contacto, enfim, qualquer coisa que queiras falar comigo, nos momentos em que te sintas pior, sente-te à vontade sim? :)

    Um grande beijinho Ni! Desculpa o comentário enorme mas eu senti que já estava na altura de o fazer. Não gosto de ver outras pessoas a passar pelo mesmo que eu, e se todos nos ajudássemos, era muito mais fácil. Eu ofereci a minha ajuda e os meus conselhos, espero que não tenhas levado a mal, do fundo do coração! :)

    Joana Gonçalves, do blog Joana eats right

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana... Claro que não levo a mal. É óbvio, mesmo para quem nunca passou pelo mesmo e não percebe nada disto, que eu não estou bem. Eu bem quero enganar-me e acreditar que já passou que a partir de agora farei tudo direito, mas a cada manhã começa tudo de novo.
      Agradeço-te imenso os conselhos e a força. Obrigado a sério. Sinceramente sinto-me perdida. Hoje foi mais um dia para esquecer. Quero pedir ajuda, mas nem sei bem a quem pedir. Não sei se volto ao psicólogo, ao psiquiatra... ou se procuro novos profissionais. Não sei.Quando falo com as outras pessoas, pessoalmente, ponho uma capa e é dificil baixar a guarda. Tento sempre parecer bem e às vezes estou bem, mas outras vezes não, e mesmo assim mantenho essa capa... e toda a gente acha que estou bem, portanto quando tento falar mais a sério sobre o que se passa, acho que ninguém leva muito a sério.
      Eu não me sinto bem, sinto-me a um passo de dar uma grane queda.
      Já sei que hei de me levantar. Mas sinceramente, estou farta de me levantar para cair logo a seguir.

      Eliminar
  4. Acho que a imagem que escolheste já diz tudo!
    Força amiga!

    ResponderEliminar