quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Obrigado pelo carinho e preocupação que têm demonstrado. :) Ontem quando a minha orientadora me perguntou se havia alguém com quem eu falasse de tudo o que se passa eu falei do blog, de vocês, disse que era o único sítio em que era completamente transparente.

Hoje foi mais um dia de emoções.
Não consegui ir para o estágio, liguei de manhã a dizer que não me sentia bem e que não ia. Tive sorte que consegui marcar a consulta com a psicóloga para depois de almoço. Claro que a manhã foi passada a olhar para a tv e a comer (sim, fui de novo comprar coisas para comer, uma grande estupidez).

Lá fui para a consulta. Correu bem. Consegui falar de muita coisa e senti-me compreendida. Tudo o que a psicóloga me disse no final fez-me sentido. Basicamente foi isto: Ela disse que o que a preocupa mais não é tanto o comer em excesso, diz que percebe que me preocupe a mim, porque sempre foi uma obsessão minha, mas a ela preocupa-lhe mais a letargia que tenho vindo a sentir já há bastante tempo. Porque antes eu tinha estes momentos de deslize/descontrolo, mas acabava por conseguir dar a volta e desta vez sinto que é mais difícil, não me sinto capaz e demonstro cansaço, falta de energia e pouca vontade para o que quer que seja. Então, ela disse que esta letargia que sinto é comum e é um dos principais sintomas de uma perturbação de humor. E disse que há uma grande relação entre as perturbações do comportamento alimentar e as perturbações de humor, mas que neste momento se torna mais evidente e mais importante resolver a situação da perturbação de humor, que por sua vez me irá ajudar a melhorar também estas questões de alimentação. 

A mim fez-me sentido. Sinceramente, já tenho vindo a sentir esta letargia há algum tempo, mas agora manifesta-se mais porque tenho tarefas e compromissos para cumprir, não é? Confesso que quando ela me falou em depressão fiquei um bocado abananada, mas não era algo que estivesse muito longe do meu pensamento. Mas ouvir da boca de um profissional torna sempre a coisa mais séria e mais real. 

Então ela disse que havia 3 possibilidades: 1) manter o acompanhamento com ela e simultaneamente optar por um tratameno alternativo, como a acupuntura (com o qual ela já viu resultados, mas pode ser caro); 2) manter o acompanhamento com ela e ir à médica de família para que esta me receite um antidepressivo e 3) voltar a ser acompanhada no Hosp. São João. 

Ora, a opção 3 está fora de questão, não quero perder o acompanhamento com esta psicóloga e começar no HSJ porque da última vez não achei suficiente. Entre as outras duas, preferia a opção 1 porque não sou muito de medicamentos, mas não sei se vou conseguir, devido aos custos.

O que é que vocês acham? Conhecem algum sítio onde a acupuntura seja baratinha, mas sejam bons profissionais? Conhecem outros tratamentos alternativos?

Como me sinto com tudo isto? Meia baralhada, confusa, com a cabeça feita num oito. É estranho, mas sinto que pelo menos já dei o primeiro passo, já tenho ao meu lado pessoas que me podem ajudar a retomar o meu caminho. 

3 comentários:

  1. Ni, como sabes já te sigo desde o ínicio.
    Não leves a mal o tenho para te dizer.

    Espero do fundo do coração que esta «abertura» não te traga uma «autorização» para começares a evitar as coisas, porque agora tens «desculpa», porque já não é segredo... Infelizmente conheço pessoas que ficaram + doentes quando resolveram procurar tratamento, porque finalmente admitiram perante os outros, deixaram cair a máscara e isso levou-as a ser tiranas, a quererem ser ainda + magras e mais doentes, no fundo, a manipularem os outros com a doença.

    Não estou a dizer que isso vai acontece contigo, até porque não te conheço para além do que escreves aqui, mas fica alerta. Isto de perceber que alguma coisa não está bem é mais fácil do que decidir efectivamente mudar. E mudar não é parar de comer, porque agora para te levarem a sério provavelmennte vais achar que precisas de ser mais magra..isso seria perpetuar as coisas.

    Aceita a ajuda e trata de ti. Não faltes aos compromissos. Continua fiel a ti mesma.

    Muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo nada a mal o que me disseste e acho que compreendo o que queres dizer. Gosto que vocês sejam sinceros comigo e também gosto de ser sincera com vocês. E sim, acho que devo estar alerta para isso. Eu não quero nada que tudo isto se torne uma "desculpa" para algumas ações. Não quero mesmo, mas sinto que tenho de ter algum cuidado com isso. Principalmente com a vontade, ou melhor, a falta de vontade que sinto. Tenho de ser forte e não desistir simplesmente só porque "diagnosticaram-me" algo. E às vezes sinto que é mais fácil desistir, deixar-me levar, deixar de sentir a pressão toda que sinto (não digo que ela exista de facto, mas eu sinto-a). Basicamente tenho de pensar que a luta começa agora, agora é que eu tenho de me esforçar e não desistir. Pedir ajuda foi apenas um pequeno passo.
      Obrigado pelo teu comentário... Gosto e ajuda-me que as pessoas sejam capazes de me dizer estas coisas, estas verdades :)

      Eliminar
  2. Pois eu estou mais inclinada a seguir o raciocínio da tua psicóloga. Cada caso é um caso e de certo há muito mais para analisar no teu caso e eu posso estar completamente errada, mas quando se deixa de ter vontade de fazer mesmo as pequenas obrigações do dia a dia, podemos de facto estar perante uma perturbação do humor associada a uma grande dose de perfeccionismo (olha quem fala, não é? lol). E talvez seja isso que te está a levar a comer compulsivamente...
    Há um grande estigma em relação à palavra "depressão" e cada um lida com ela à sua maneira. O tratamento nem sempre funciona, mas para isso é que existe o médico: para acompanhar, avaliar e, se for necessário, fazer adaptações ao tratamento. Acho que neste caso temos de confiar nos profissionais e encarar isto como um ponto de partida e não como uma "desculpa" como disse a Be(e) Free.
    Acho que fizeste muito bem em ir à psicóloga e talvez devas seguir o conselho dela e ir à médica de família ou a um psiquiatra. Fora isso, vais ver que se estiveres bem, as compulsões vão diminuir. O foco deve ser em ficares bem e não necessariamente na comida. O foco deve ser em não procurar na comida solução para problemas de outra ordem...
    Pelo menos este é o meu ponto de vista...
    Bjs e muita força!

    ResponderEliminar