domingo, 16 de junho de 2013

Boas Notícias!

Apesar destas duas semanas sem treinos e, por vezes, com uma alimentação pouco equilibrada, o meu peso desceu!
Ontem subi à balança do ginásio para ver um número que me agradou: 66.9 kg. Sendo que a minha última pesagem era de 69kg, acho muito bom, além disso os 66kg são a minha meta para Julho, apenas. Portanto, estou próxima de a alcançar.


Se bem que, daqui a uns tempos vou deixar de me guiar pelo número que indica a balança, porque o meu objetivo vai ser tonificar e ganhar massa muscular. Mas para já, um dos meus objetivos, ainda é perder algum peso. Portanto estou feliz.

Mas hoje houve algo que me tocou no ginásio. Acho que há lá pelo menos 2 pessoas com PCA. Eu sei, eu sei. Essas coisas não se vêem assim, só de olhar para as pessoas, mas às vezes vê-se. E, nestes casos, eu preferia estar enganada, mas não estou. O que me preocupa é não ter a certeza se essas pessoas estão a ser acompanhadas por psicólgos enquanto andam no ginásio. Parece-me tão perigoso que alguém com anorexia, que já está abaixo do peso considerado saudável para  sua idade, que já tem aparência quase cadavérica, estar a praticar exercício físico sem a devida supervisão. Neste caso, para mim, é muito claro que o personal trainer e o nutricionista não chegam, a não ser que estes vão sendo acompanhados por um psicólogo que os oriente. Na minha opinião, em casos graves como estes, não deviam deixar as pessoas inscreverem-se a não ser que estivessem a ser acompanhadas psicologicamente. Acho que o ginásio pode ser bom, praticando exercício, interagindo com outras pesssoas, e tudo isso... mas pode ser perigoso.

Um amigo meu disse que esses casos estavam a ser acompanhados.... O que por um lado é positivo, por outro fica a questão "como é que o meu amigos sabe? Porque é que todos os profissionais (mesmo não professores ou treinadores) sabem da situação de saúde daquelas pessoas?"... Acho que entre professores deve haver esse cuidado, para poderem estar alerta e orientar melhor. Mas não acho necessário, nem ético, toda a gente saber.


3 comentários:

  1. Parabéns pelo peso perdido! Go girl :D

    Em relação à tua reflexão, nós sabemos que os ginásios querem lucros e essas questões tornam-se secundárias. Agora quem orienta essas pessoas (os responsáveis pela sala/PT/professores) deviam sinalizar esses casos e investigar até que ponto essas pessoas estão aptas física e psicologicamente para o exercício.
    Mas isso depois levanta outras questões, nomeadamente as éticas, e é muito complicado de gerir.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho dois casos de anorexia muito próximos de mim - há anos que estão na mesma... Pelo menos não pioram... Acredita que toda a gente sabe! Basta olhar! O teu instrutor provavelmente só sabe isso mesmo: que têm problemas, mas que alguém no ginásio está a acompanhá-las...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários! :)
    Estas questões das PCA são complexas e eu acho que reagi muito à situação, porque me afetou a nível pessoal. Acho que vou manter-me atenta, tentar perceber o que está a ser feito e relacionar-me normalmente com as pessoas, sem me sentir tão afetada. Já há imensas pessoas que as julgam, não quero ser uma delas. :)

    ResponderEliminar