terça-feira, 22 de abril de 2014

Again. :)

A minha luta contra a depressão continua. Quando penso que estou a ficar melhor e a estabilizar, lá levo um abanão e vou um bocado abaixo. Basicamente é isso que me tem acontecido nestas últimas duas semanas. Tenho-me sentido super instável, o que só me mostra que ainda não estou a 100%. Acho que estou bastante melhor, apesar de às vezes haver coisas que me fazem pensar que se calhar não. Não é fácil. Muitas vezes penso que dou um passo para a frente e dois para trás. É frustrante e irritante. E cansativo.

O lado positivo? Vocês já me conhecem. Por muitas vezes que caia, volto a levantar-me. É simples. Há momentos em que penso "não vou conseguir, desta vez não vou conseguir levantar-me e seguir a luta". Mas, a verdade é que no final, consigo sempre. E apesar de tudo. Apesar dos fracassos (e porque não também vitórias?) sucessivos, ergo-me e olho em frente.

Esta páscoa foi difícil para mim: amêndoas + menstruação + instabilidade emocional. Foi o caos. Mas hoje estou a tentar recomeçar. O sono voltou a ficar todo trocado e a não ajudar nada. Mas hoje quero recomeçar. Mais uma vez. E fá-lo-ei as vezes que forem necessárias.

Hoje foi daqueles dias em que olhei para o meu corpo e pensei "Não gosto mesmo nada do teu aspeto, podias estar tão melhor!". É bem verdade. Mas só está assim porque eu quis. Tenho várias escolhas a fazer todos os dias e claramente não tenho feito as melhores. Mas também não tenho de me odiar por isso. Ou odiar o meu corpo. Posso é mudar as minhas escolhas. Aos poucos. E, se reparar já há coisas que faço bem:
1. Bebo bastante àgua
2. Como bastantes legumes e fruta
3. Pratico exercício físico regular (2-3x por semana).
4. Não como carne, nem enchidos, nem esse tipo de coisas.

Também temos de ver o lado positivo, não é?
Por outro lado há muita coisa que posso melhorar - aqui vão as 3 principais coisas que gostava de mudar:
- Diminuir a quantidade de chocolate, doces, bolachas e afins que consumo: passar a comer uma gulodice por semana;
- Controlar a quantidade de HC que consumo: diminuir o pão e massas principalmente.
- Aumentar a frequência/intensidade dos treinos: fazer cardio fora do gym, alongamentos e pilates em casa, por exemplo;

Parece tudo muito simples. O meu problema é que depois me dá aquelas ansiedades e vontades enormes e estúpidas de comer tudo e mais alguma coisa e parece que deixo de pensar e só ajo. E começo a comer tudo e tudo e tudo. Pronto. Tenho de tentar para 5 segundos antes de comer.

Vou tentar manter-me motivada e focada. Como é que vocês conseguem?












6 comentários:

  1. São imagens como estas que motivam...às vezes é ir tão ao fundo, ficar tão na lama, que ganhamos força e motivação para controlar aquilo que podemos controlar na nossa vida: o bem estar.
    Sei bem o que é a depressão...é um bicho que nos acompanha a toda a hora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Acompanha a toda a hora porque a deixamos. Temos que acreditar que temos o poder de a abandonar, porque de facto temos. Apesar de não ser sempre fácil! ;)

      Eliminar
  2. "Há momentos em que penso "não vou conseguir, desta vez não vou conseguir levantar-me e seguir a luta". Mas, a verdade é que no final, consigo sempre."

    É mesmo isso, consegues sempre, foca-te nisso.
    Compreendo-te tão bem mas não resta nenhuma alternativa senão enfrentar e lutar para sermos felizes. Vamos cair tantas vezes mas vamo-nos levantar sempre *
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras! :)
      Enquanto nos levantarmos, está tudo bem! ;)

      Eliminar
  3. Olá, gostei bastante do teu blogue, e estou-te seguindo , siga-me também dontgiveupofdreams.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, também já fui espreitar o teu blogue e estou a seguir-te. Força! :)

      Eliminar