terça-feira, 30 de setembro de 2014

Planear e Madrugar - Dia 3

Mais uma vez, não consegui acordar cedo hoje, acordei quase às 10h. Não sei porque me tem custado tanto acordar, até porque ontem dormi bem e não me deitei assim tão tarde, já a contar acordar cedo. 
Entretanto, tenho tomado as ampôlas homeopáticas e realmente durante o dia até me tenho sentido bem e energética q.b. Tenho algumas situações no estágio mais desafiantes, mas tenho levado um dia de cada vez, lidando com uma situação de cada vez e sem levar nada muito a sério. Confesso, que algumas situações me deixam frustrada, principalmente o facto de ainda não ter conseguido organizar e iniciar algumas atividades, o que leva a que várias vezes me sinta um pouco perdida. Mas acredito que é algo que com o tempo mudará e entretanto irei encontrar o meu papel profissional lá.

Apesar de ter acordado tarde, consegui fazer o meu mini-treino em casa, o que eu faço é mais ou menos isto:
- 2x50 jumping jacks + 2x50 subida de montanha (não sei como lhe chamar, mas acho que é algo deste género)
- Exercícios de braços (faço normalmente 3 exercícios diferentes) - 3 séries de 12/15 cada
- Exercícios de pernas (faço normalmente 3 exercícios diferentes) - agachamento, lunges e sentar encostada à parede. Agachamento 3 séries de 20, lunges 3 séries de 12 para cada perna, e sentar encostada à parede 30seg a 1min.
- 2x50 jumping jacks + 2x50 subida de montanha  
- Alongamentos em conjunto com exercícios de yoga e com música relaxante para acompanhar.

É um treino curto, mas para já é o que consigo, principalmente nos dias em que tenho estágio. Chego ao fim, super relaxada e sinto-me bem.

Hoje, falhei no desafio sem doces, porque comi 4 bolachas de argolinhas de chocolate de manhã. Aquela altura do mês está a chegar, ai mãe!!! :/
Mas consegui parar e tomei o meu pequeno almoço e controlei-me. Houve outros planos para o dia de hoje que me saíram um pouco ao lado, mas consegui cumprir outras coisas. Ainda assim, planear o dia seguinte ajuda-me a manter algum foco, apesar de ainda falhar em metade das coisas dos meus planos. Mas chegarei lá um dia!
Será que amanhã consigo acordar cedo para ir correr, de manhãzinha, antes do estágio?
(Caso contrário, posso sempre fazê-lo ao fim do dia, mas assim já ficava...)
 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Planear e Madrugar - Dia 2

A ideia era ter acordado cedo. Pois bem, dormi mal, acordei a meio da noite a suar de calor e... quando o despertador tocou às 6h30, não consegui levantar-me. Depois tocou às 7h30 e não ouvi... e só acordei perto das 9h. Mas nem por isso desisti das minhas tarefas ou me dei por vencida. Tinha realmente dormido mal e acho que não teria sido um dia produtivo se me tivesse levantado às 6h30, acho que dormir um bocadinho mais me fez bem.
Acordei, comi bebi àgua, comi uma banana e arranjei-me para uma corrida: 22.25min, 3.61km. Senti-me em baixo de forma - e estou. Mas senti-me ainda mais em baixo por não ter recuperado da constipação. De qualquer forma, corri até ao fim e não me deixei vencer. As pernas queimaram um bocado, mas não foi o fim do mundo. Já estava um bocado dorida do mini-treino de ontem, portanto hoje foi só corrida e alongamentos. Amanhã volto a fazer mini-treino de força em casa.
Em relação à minha alimentação também me portei bem, excepto ao jantar. Mas relembro que o meu desafio hoje mantinha-se: não comer doces e beber 2l de àgua e nesses dois pontos não falhei. O problema é que cheguei a casa cansadíssima, acho que é por ainda estar meia doente, e cheia de fome. Tinha acabado de comprar uma broa de milho (pequena, calma!) e comi-a quase toda com manteiga. Depois disso comi uma tigela de arroz de legumes maravilhoso que fiz. E foi isso. Podia ter sido pior. Depois do jantar fiquei cheia de vontade de comer um chocolate milka que a minha mãe comprou, mas lembrei-me que o desafio era não comer doces e foquei-me nisso. Provavelmente será esse o desafio durante uma semana, nem que seja para me habituar a não comer (tanto) chocolate.
Algumas coisas que tinha planeado para o dia de hoje saíram-me ao lado porque cheguei a casa estafada. Acontece. Agora vou dormir que estou morta.

Planear e Madrugar - Dia 1

Estou de volta e para ficar.
O meu objetivo neste momento é organizar-me para manter um estilo de vida saudável e focar-me no estágio. Basicamente, é o mais importante para mim, sem me esquecer da minha saúde mental obviamente.
Para isso, decidi começar a planear um pouco mais os meus dias e voltar a um velho hábito que em tempos tive, acordar bem cedo para aproveitar o dia. Quero começar a acordar às 6:30 para correr ou fazer outro tipo de exercício (yoga, pilates, treinos de força em casa, etc). Ao início não vai ser fácil, mas com o tempo chego lá. Toda esta conversa de acordar de madrugada e ser saudável não significa que também não vou ter as minhas noitadas, ok? Mas quero quero voltar a experimentar esses velhos hábitos e ver se me ajudam neste momento. Preciso de algum foco e serenidade.

Hoje a ideia era ter ido correr de manhã, mas estava a chover e eu ainda não estou a 100% da minha garganta, por isso preferi cancelar a corrida. Fiz um mini treino em casa que incluiu jumping jacks, exercícios de braços, pernas, abdominais e uns bons alongamentos com exercícios de yoga e pilates, com música a acompanhar. Soube-me bem. 
De resto, tinha nos meus planos dedicar-me a umas leituras para o estágio e consegui. 
De uma forma geral o dia correu-me bastante bem e na alimentação também consegui cumprir. O meu desafio de hoje era não comer doces e beber 2l de àgua - acho que tive bastante sucesso nesta missão.

O despertador já está pronto para as 6h30.
Por hoje falta-me só planear o dia de amanhã e pensar nas tarefas que são mesmo importantes.
Amanhã volto.
Um bom início de semana!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

tédio!

Ai gente, que tédio que foi o dia de hoje!
Bem sei que foi tédio porque eu assim quis, mas também doente havia muita coisa que não convinha fazer e uma delas era sair de casa. Não gosto muito de passar um dia inteiro fechada em casa. 
Mas acho que o que me incomodou mais foi que esta situação me fez lembrar outros momentos. Foi tipo um dejá vu daquelas alturas em que estive mal e que ficava em casa sem fazer nenhum, sem vontade de fazer nenhum e aborrecida por não fazer nenhum. Leia-se, a minha fase depressiva. E não gostei. 
Além disso, comi bastante hoje e comi coisas com glúten, o que também não ajudou à minha frustração, mas não consegui resistir. Para mim é muito mais fácil cuidar da alimentação quando sou ativa e não quando tenho dias assim (mas devia ser sempre!). 
E apesar de ter dito no ultimo post que tenho andado a viver a vida e a conhecer gente fantástica (o que é verdade!), também aberto os olhos em relação a algumas pessoas que já conhecia. O que significa que algumas relações mudaram e algumas se acabaram por perder. Tenho pena e hoje deu-me para a melancolia. 

Ora bem, juntando estas coisinhas todas num mix-super-poderoso estão a imaginar como foi este dia, né? Nada que não passe e se ultrapasse, mas há dias que custa um bocadinho mais!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

voltei! yey!


Hey pessoal!
Pois é, já não venho cá há algum tempo... mas acho que foi um bom sinal. Apesar das muuuuuuitas asneiras que fiz durante este tempo, andei a viver a vida, cada  momento ao máximo. E tem sido muito bom, sinto-m muito bem comigo e com a minha vida. Tenho conhecido pessoas fantásticas e vivido dias (noites e madrugadas) deliciosos!
Mas também sinto que agora é o momento de me voltar a focar. Recomecei o estágio (e vou estar lá até maio e entretanto estou a pensar arranjar um part-time para juntar dinheiro... para sair de casa no próximo ano - esse é o objetivo!
E o meu corpo também começa a pedir mais descanso e cuidado da minha parte e eu estou disposta a isso, obviamente!

Portanto, vou recomeçar com uma alimentação cuidada, sem glúten e sem alcoól ao máximo. Além disso, vou começar a tomar um medicamento homeopático que é indicado para o bem estar geral, mas mais específico para recuperação de depressões, contém alcoól, por isso também a minha necessidade ecrescida de me manter longe de mais alcoól.

Se tudo correr como espero a minha vida vai ser bastante atarefada nos próximos tempos, mas também vai ser muito boa!!!! (qualquer coisa, vão espreitando na minha página, costumo estar mais presente lá, normalmente)

Tenho de agradecer à blogger do eatpraylove por me ajudar a voltar ao blog, com o desafio TAG 5 PERGUNTAS!!

Respondendo ao desafio, aqui vão as minhas respostas:

  1. O que te mantém inspirado e motivado(a) a seguir um estilo de vida saudável?
    Para além dos blogs, páginas e pessoas que vou seguindo no mundo da internet que me motivam imenso (mesmo!!!). Acho que há uma vontade interior de querer ser melhor e de acreditar que posso viver melhor. Às vezes, essa força parece meia perdida, mas no fundo está sempre lá e as pessoas que sigo pela blogosfera e face, ajudam-me a encontrá-la nos momentos mais difíceis e a perceber as minhas conquistas quando estas acontecem!
    Por isso, OBRIGADO! :)
  2. Tentas motivar as pessoas à tua volta a mudar o seu estilo de vida ou fá-lo unicamente por ti e para ti?
    Hum... Não gosto de ser aquela pessoa chata que está sempre a mandar bitaites e conselhos sobre o que as pesssoas devem ou não fazer. Mas sinto que com a minha mudança de vida e alimentação (principalmente quando me tornei vegetariana) tem influenciado algumas pessoas à minha volta e fazê-las pensar um bocadinho sobre a sua alimentação/estilo de vida. Quando as pessoas me mostram o mínimo interesse em saber mais ou mudar e melhorar, eu agarro isso com toda a força e tento ajudar ao máximo como sei (que não é assim muito). Acho que ter alguém que puxe um pouquinho por nós, ou que já passou pelo mesmo ajuda sempre.

  3. Quais são as tuas fontes de informação preferenciais? (internet/livros/profissionais de saúde/auto-didacta)
    Acho que sou um pouco autodidata, mas não muito focada, por isso ainda me falta saber muuuuuuuuuuito! Quando andava no ginásio, adorava o meu nutricionista e falava com ele de tudo e debatíamos bastante algumas questões. Atualmente, adorava comprar muitos livros sobre vegetarismo, vida saudável e afins, mas de facto a internet é a minha maior aliada e seguindo pessoas que sabem muito mais do que eu e confrontando o que dizem com o que penso e sei, tenho aprendido alguma coisa.

  4. Qual é a tua refeição favorita do dia?
    Epá depende de como correr o meu dia e do que for comendo durante o dia... Por exemplo, se me alimentar mal durante o dia, por alguma razão, o jantar vai-me saber pela vida. Mas, normalmente, o PEQUENO ALMOÇO é a minha refeição preferida, YUMMI!:D
  5. Qual o mantra/frase em que resumirias a tua vida?
    Vou utilizar 3 frases de outra pessoa (Barry Neil Kaufman), mas que sem dúvida têm mudado a minha vida:
    1- Love is the answer
    2 - Happiness is a choice
    3 - Everyone is doing the best they can, according to the beliefs they have.