terça-feira, 29 de abril de 2014

Este pequeno fim de semana fora soube-me muito bem e foi bastante positivo para adiantar algum trabalho. Claro que não está tudo pronto, ainda tenho algumas coisas atrasadas, mas aos poucos lá chegarei.
No domingo comecei a ficar meia doente, mas lá recuperei e segunda-feira fui fazer o meu treino. Custou-me imenso, foi treino de pernas, com cardio no início e no fim e também abdominais. Soube-me bem claro, mas custou. Além disso, de manhã tinha comido em excesso e porcarias, por isso foi uma maneira de pelo menos eliminar algumas calorias. Ehehehe.

O meu foco mantém-se em fazer escolhas cada vez mais saudáveis, claro que, por vezes, lá me distraio.

Hoje não pude ir ao gym, porque tive duas consultas (já vos conto) e então de manhã improvisei um mini treino em casa, no qual incluí: 3x50 jumping jack + 3x20 agachamento + 3x10flexões (com joelhos no chão) + abs + exercícios com pesos para os membros superiores + alongamentos. Sabem que mais? Soube-me muito bem! Mas depois do almoço, deu-me uma grande sonolência.

Umas das consultas que tive de tarde foi de medicina tradicional chinesa. Já é a segunda que tenho, com o objetivo de melhorar o meu ritmo de sono e também tratar de alguns pequenos problemas musculares e de postura. É uma mistura de acupuntura e massagem específica. Eu gosto e sabe-me bem. Da última vez o que senti foi que estava mais relaxada na altura de adormecer, apesar de me custar a adormecer na mesma.

Desta vez fiz novamente acupuntura, massagem e ainda trouxe umas agulhas especiais espetadas nas orelhas, tenho uma numa orelhas e três noutra, ai jesus! Mas não sinto nada. E ele ainda me deu outro conselho: experimentar retirar os brincos que tenho (aqueles na zona normal da orelha que fazemos até quando somos pequeninas), isto porque estão perto de uma zona específica que está relacionada com o cansaço. Ele disse que pode não estar relacionado, mas que não custa tentar e não utilizar brincos durante uns 3 meses, pois estes podem estar a sobreestimular essa àrea. Vamos ver, tentar não custa.
Só vos tenho a dizer uma coisa, não sei se é das aguhas nas orelhas, mas estou super sonolenta, só quero descansar.

Hoje alimentei-me bem, apesar de agora à noite ter repetido a refeição (e prontos, demasiados HC, mas sem stress, não vale a pena!). Agora estou a tomar um chá de cavalinha e vou dormir, já não aguento mais.

Entretanto, surgiu-me uma questão, um ridícula, mas pronto: é possível que a proteína de soja (em pó) dê origem a gases? É que isto ultimamente tem andado um bocado estranho e excessivo! E digamos que às vezes é desconfortável (no mínimo).

Amanhã há treino e provavelmente uma boa caminhada matinal! :)

sábado, 26 de abril de 2014

Esta semana só houve gym 1 dia, porque vim de fim de semana e não tenho como ir ao ginásio e exercício físico também não me parece que vá fazer muito por aqui. Estou mais focada em relaxar, trabalhar e alimentar-me bem - acima de tudo, não stressar com nada e simplesmente viver o momento (dentro dos possíveis claro, preciso de trabalhar!).

Mas acho que até me tenho portado relativamente bem, tenho aceitado algumas pequenas lambarices, não muito más e rejeitado outras que considero completamente dispensáveis. É engraçado que, apesar de tudo, sinto que em relação a algumas que conheço sou muito mais consciente daquilo que como do que elas. Digo isto sem julgar. Mas mesmo pessoas que estão em processo de perda de peso, muitas vezes não têm essa consciência. Acho que está relacionado com o facto de se focarem muito no aspeto peso e não no aspeto saúde.
Por exemplo, hoje a almoçar com um amigo, perguntei-lhe se comia também sobremesa (morangos) e ele disse que "não, não posso comer sobremesa, estou de dieta, já sabes"; sinceramente, acho que fiz uma cara de quem não estava a perceber a conversa porque, cerca de meia hora antes, estivemos a fazer compras juntos, e a certa altura ele disse-me "Preciso de comprar snacks para quando me dá fome depois de jantar, ter qualquer coisinha para comer", obviamente que fiquei espantada quando percebi que ele foi comprar batatas fritas e cheetos e coisas desse género. A sério? E ontem a comer croissants e bolos? E não pode comer fruta? Ai, é muito estranho para mim. Não disse nada, porque não é da minha conta e sei que ele não gosta, nem adianta. Respeito as decisões dele, mas custa-me ver estas escolhas e tenho algum receio que ele não consiga perder o peso ou pelo menos manter aquele que tem agora. Mas pronto.

Cada um faz as suas escolhas, isso sem dúvida.

Amanhã volto para casa. E esta semana volto ao gym. Sinto-me relaxada e motivada a manter a minha alimentação equilibrada, sem stressar com pequenos deslizes, nem me desleixar demasiado com outros deslizes.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Again. :)

A minha luta contra a depressão continua. Quando penso que estou a ficar melhor e a estabilizar, lá levo um abanão e vou um bocado abaixo. Basicamente é isso que me tem acontecido nestas últimas duas semanas. Tenho-me sentido super instável, o que só me mostra que ainda não estou a 100%. Acho que estou bastante melhor, apesar de às vezes haver coisas que me fazem pensar que se calhar não. Não é fácil. Muitas vezes penso que dou um passo para a frente e dois para trás. É frustrante e irritante. E cansativo.

O lado positivo? Vocês já me conhecem. Por muitas vezes que caia, volto a levantar-me. É simples. Há momentos em que penso "não vou conseguir, desta vez não vou conseguir levantar-me e seguir a luta". Mas, a verdade é que no final, consigo sempre. E apesar de tudo. Apesar dos fracassos (e porque não também vitórias?) sucessivos, ergo-me e olho em frente.

Esta páscoa foi difícil para mim: amêndoas + menstruação + instabilidade emocional. Foi o caos. Mas hoje estou a tentar recomeçar. O sono voltou a ficar todo trocado e a não ajudar nada. Mas hoje quero recomeçar. Mais uma vez. E fá-lo-ei as vezes que forem necessárias.

Hoje foi daqueles dias em que olhei para o meu corpo e pensei "Não gosto mesmo nada do teu aspeto, podias estar tão melhor!". É bem verdade. Mas só está assim porque eu quis. Tenho várias escolhas a fazer todos os dias e claramente não tenho feito as melhores. Mas também não tenho de me odiar por isso. Ou odiar o meu corpo. Posso é mudar as minhas escolhas. Aos poucos. E, se reparar já há coisas que faço bem:
1. Bebo bastante àgua
2. Como bastantes legumes e fruta
3. Pratico exercício físico regular (2-3x por semana).
4. Não como carne, nem enchidos, nem esse tipo de coisas.

Também temos de ver o lado positivo, não é?
Por outro lado há muita coisa que posso melhorar - aqui vão as 3 principais coisas que gostava de mudar:
- Diminuir a quantidade de chocolate, doces, bolachas e afins que consumo: passar a comer uma gulodice por semana;
- Controlar a quantidade de HC que consumo: diminuir o pão e massas principalmente.
- Aumentar a frequência/intensidade dos treinos: fazer cardio fora do gym, alongamentos e pilates em casa, por exemplo;

Parece tudo muito simples. O meu problema é que depois me dá aquelas ansiedades e vontades enormes e estúpidas de comer tudo e mais alguma coisa e parece que deixo de pensar e só ajo. E começo a comer tudo e tudo e tudo. Pronto. Tenho de tentar para 5 segundos antes de comer.

Vou tentar manter-me motivada e focada. Como é que vocês conseguem?












segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tenho tido uma alimentação muito mais limpa e equilibrada nesta última semana, acho que a conversa com o nutricionista me deu motivação. Tenho tentado diminuir e controlar melhor os hidratos de carbono e não os comer à noite (ainda não percebi muito bem esta cena dos hidratos de carbono à noite, para mim não é tanto por ser à noite, mas sim para diminuir e controlar melhor a quantidade que ingiro diariamente). Tenho-me sentido bem, mais leve e menos inchada. Também tenho ido aos treinos, apesar do problema das costas que ainda não percebi de onde veio. Não tenho feito treino de abdominais ou lombar. Só pernas e superiores e no cardio também não tenho feito corrida por causa do impacto, tenho feito caminhada rápida e com elevação, elítica e bicicleta. 

Continuo sem consumir alcoól e acho que é mesmo uma questão de hábito. Não me tem custado nada. Claro que às vezes sinto que não estou tão (ou demasiado) 'livre' e 'descontraída', mas divirto-me na mesma, converso com as pessoas e há festa na mesma... e no dia seguinte, acordo melhor, o meu corpo não reclama tanto e lembro-me de tudo o que fiz! :)

Mas ainda assim, quando mudo o horário de sono ou durmo pouco, ressinto tudo isso. E é-me muito mais fácil cair em tentação e comer todas as porcarias que me aparecem à frente. Basicamente foi isso que me aconteceu ontem, dormi pouco, de tarde adormeci no sofá depois de ter comido 1 ovo de páscoa de chocolate e queijo com marmelada, e ao jantar tentei comer direitinho, mas depois estraguei tudo com 3 pães com manteiga vegetal e 1 tabelete de chocolate e ainda tive de me controlar para não comer mais.

Obviamente que não dormi muito bem hoje, porque comi tudo isso antes e dormir. Custou-me imenso a acordar e acordei tarde. Está-me a custar concentrar para trabalhar para a tese. Bebi um sumo natural de maçã, cenoura e gengibre ao pequeno almoço para ajudar a limpar e vou comer uma boa sopa ao almoço. Estou-me a controlar para não comer m****, confesso. Porque me apetece. Mas sei que no final não me vou sentir bem, portanto estou a controlar-me.

Vamos ver como corre, de tarde vou ao gym e espero ganhar motivação e força para continuar o mais limpa possível na minha alimentação!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Hoje estou super feliz comigo própria. Apesar de estar cheia de preguiça e de ainda não ter conseguido trabalhar para a tese, estou feliz. Porquê? Porque ontem consegui ter um dia bem limpinho, segui o plano alimentar direitinho e não me deixei levar pelas compulsões noturnas. Estava quase quase a ceder, confesso, mas pensei "Tenho feito sempre isso, porque não tentar fazer algo diferente?". E assim foi. Fiz uma ceia com gelatina e algumas passas e frutos secos (mesmo pouquinho) e pronto. Não comi mais nada. Passado um pouco fui-me deitar, li um bocado e depois tentei dormir e passado algum tempo lá adormeci.

Ontem estava a sentir-me bem cansada, provavelmente porque andei o dia todo de um lado para o outro e também porque provavelmente estava a sentir falta de doces e essas coisas. Não consegui trabalhar para a tese ontem à noite, como era suposto. Mas não se pode ter tudo. 

Ontem ofereceram-me uma máquina daquelas para fazer batidos e fiquei super contente. Claro que hoje o meu pequeno-almoço foi logo um batido e soube-me pela vida. Eu dantes fazia batidos com a varinha mágica, também dá, mas com esta máquina é muito mais prático! E comecei logo a ver ideias para experimentar batidos ou sumos diferentes :)

Hoje é dia de treino, não sei se vai ser um treino completo, devido às dores de costas que tive recentemente, mas não interessa. Treino é treino e isso é que conta. E a seguir vou tentar trabalhar um bocado, finalmente.

Espero que estejam a ter uma ótima semana, com este lindo sol a ajudar! :D


domingo, 6 de abril de 2014

Yupi, tenho conseguido controlar-me um pouco e manter a prática de exercício regular, pelo menos 2 vezes por semana. Mas ontem a motivação aumentou um pouco mais! Tive um jantar de amigos, já não nos víamos todos há uns tempos e... descobri que um dos meus amigos também entrou para este mundo fit, ginásios, treinos, proteínas e etc. Fiquei tão contente! Estivemos a falar sobre os treinos, os suplementos e os resultados e adorei. Não foi nada de mais, mas soube falar com alguém que percebe do que estamos a falar. Ele aconselhou-me algumas coisas, mas antes tenho de falar com o nutricionista, pois não sei se faz sentido para mim e depois, também acho que será difícil encontrar essas coisas vegan. É sempre o mesmo problema! Mas não interessa, gostei. O melhor foi que quando olhei para ele, a única coisa que me saiu da boca foi aquela típica frase "Wow, tens treinado?", porque de facto, os resultados são bem visíseis. E se ele consegue, eu também hei-de conseguir!

Ontem e hoje, estive meia parada porque estou de novo cheia de dores de costas. Hoje estou melhor. Mas ontem estava mesmo complicado para me mexer, obviamente que ginásio nem pensar. Estou mortinha para ir à consulta de medicina tradicional chinesa para ver o que eles me dizem, espero que me consigam ajudar nisto e nos problemas de sono! :)

Ontem à noite tive um pequeno deslize, mas tendo em conta o que foi o jantar acho que me portei bem: era tudo piza, tostas e paté, batatas fritas, eu levei salada e douradinhos de vegetais e depois para sobremesa havia bolo, mousse de chocolate e gelatina. Eu comi salada, comi imensa salada, 2 fatias pequenas de piza de queijo e alguns douradinhos de vegetais, gelatina e mais tarde não resisti a uma fatia de bolo. Ups! Trouxe bolo para casa, mas não vou comer, estou super focada hoje.

Ao pequeno almoço só comi uma banana porque era praticamente hora de almoço.
Ao almoço comi salada de rúcula, tomate, queijo fresco magro, sementes de girassol e sésamo e de sobremesa gelatina.
O meu primeiro lanche, que foi agora mesmo, foi o resto da gelatina.
Mais tarde devo comer uma mini salada, para matar o bichinho da fome e ao jantar devo comer uma boa tigela de sopa e fruta.

Amanhã tenho nutricionista, gostava de ter perdido um quilinho, mas sei que só agora no final da semana é que consegui comportar-me um pouco melhor, portanto não sei se isso vai acontecer. Mas se não for desta vez, provavelmente para  a próxima já vou atingir melhores resultados.

Ando um pouco preocupada com esta questão das dores de costas porque penso que também pode ser rins. Vou continuar a ter cuidado. No outro dia bebi dois copinhos de vinho e no dia seguinte estas dores voltaram, portanto, não sei.... Vou-me manter completamente longe do alcoól, é uma questão de hábito. Simples. E é mais saudável, há muito tempo que queria fazê-lo. Agora tenho um motivo!

Espero que tenham um bom domingo, eu vou tentar trabalhar um bocadinho para a tese, o que não está nada fácil!

:)