segunda-feira, 31 de março de 2014

A minha semana começou muito bem, em todos os sentidos. Hoje senti-me bastante produtiva! Acordei tarde, é verdade, mas já não me sentia assim tão produtiva há uns tempos (tirando a semana que estive fora).

Hoje trabalhei para a tese, arrumei a cozinha, fui ao ginásio, fui comprar morangos, trabalhei um pouco para outro projeto e prontos, acho que é tudo. Se trabalhei imenso para a tese e para o outro projeto? Não! Também não fiz uma maratona de trabalho, mas devo ter trabalhado 1h para cada um. Nada mau tendo em conta que não tenho feito nada.

Mas o melhor foi mesmo ter ido ao gym e ter dado o máximo. Fiz o meu treininho de pernas e abdominais. E corri como já não me lembrava de correr, tenho voltar a ganhar resistência! Tenho começado as corridas no nivel 8 e depois aumento até ao 12 (fazendo um minuto ou dois em cada nível) e depois vou baixando. 

Para melhorar o dia, só uma coisa podia ajudar ainda mais: comer em condições e sem deslizes.

Não tomei o pequeno almoço porque acordei tarde (pois, sei que não devo fazer isto).

Ao almoço, comi as lentilhas que ainda tinha no frigorifico, souberam-me lindamente, mas a verdade é que não me caíram muito bem. Ainda assim, fui ao ginásio e fiz tudo direitinho.

Depois do treino bebi o meu batido com proteína, àgua, 1/2 banana, canela e mel. Depois tive de fazer outro lanche, porque estava com fome. Comi umas bolachas integrais com frutos e morangos (e não me lembro se comi uma banana ou não) - Yum!

Ao jantar, comi uma salada de tomate, cenoura e pepino, uma sopa e morangos.

Agora estou com um buraquinho no estômago, preciso de comer alguma coisa e provavelmente beber um chá. Este é que vai ser o teste de fogo, as noites são o momento mais difícil para mim, depois do jantar e antes de ir dormir. Ontem comi tanta porcaria, acreditem. Acho que foi por isso que hoje acordei também meia mal disposta. Tenho que começar a quebrar este padrão e vai ser hoje!

Boa semana para todas!
Nem vos tenho lido, desculpem. Mas a minha vida anda meio maluca, sempre de um lado para o outro, sempre a fazer asneiras e em festas e jantares. Confesso, isto é tudo muito bonito e aparento estar sempre bem nesses momentos, mas sinto-me muito, muito instável. Mas ao mesmo tempo quando lá estou, esqueço muita coisa e aproveito o momento, mas normalmente com muito alcoól à mistura e isso não me agrada (uns copinhos, de vez em quando tudo bem, mas agora assim tão frequentemente, já não cheira muito bem). Portanto, estou a tentar deixar-me dessas coisas, diminuir um pouco e acalmar, também de forma a conseguir organizar-me com as minhas tarefas. Além disso, tenho andado com dores de costas e não tenho a certeza se não será dos rins, por isso, tenho que me cuidar. Sem alcoól, só àgua. Tem de ser.

De resto, tudo se mantém instável também. Metade dos dias, normalmente, são bem limpinhos (se calhar de mais, por vezes?) e a outra metade muito destrambelhada e com alguns deslizes. Esta semana conto voltar finalmente ao gym e falar com o nutricionista, a ver se volto a ganhar motivação.

Basicamente é isto que se passa. Motivação precisa-se. Boa comida também e muita àgua. Pronto. Simples, não? :)


quinta-feira, 27 de março de 2014

Um dia bom! :)

Hoje o dia foi bem atarefado, novamente. E novamente não trabalhei para a tese, pelo menos até agora. Mas ainda é cedo e pode ser que trabalhe um pouquinho.

Estou feliz, porque a minha alimentação hoje foi boa e começo a sentir-me melhor, menos inchada (o período está a ir embora, o que também ajuda!).

O meu pequeno almoço foi bastante atípico, mas eu não queria comer pão ou aveia, nem estava com paciência para fazer um batido. Então, comi um pouco das lentilhas com legumes, tofu e cogumelos que sobrou do jantar de ontem. Não sei se fiz bem ou não. Mas na verdade, soube-me bem e isso é que conta. Além disso, também comi 2 kiwis. Uma hora depois bebi chá verde.

Não comi nada a meio da manhã, mas quando cheguei à minha avó comi logo uma tigela de sopa acabadinha de fazer, para confortar o estômago. Caiu que nem uma maravilha. E depois, comi legumes cozidos com batata cozida. Repeti este prato, mas não me arrependo. Era tudo tão bom.

De tarde, voltei a beber um chá verde e mais tarde uma banana e amêndoas torradas. Estive quase quase a comer um pão com manteiga. Mas depois lembrei-me que uma banana me ia saber bem e pronto. Simples.

E o jantar? O jantar foi de novo lentilhas, bem quentinhas. A-d-o-r-e-i e fiquei super satisfeita (ainda sobrou bastante, portanto nos próximos dias vai ser a minha comida!) e depois comi uma laranja.

Sinto-me muito bem hoje. Acho que o facto de ter comido bem até me deixou mais bem disposta. Para além desta linda alimentação ainda andei um pouco. 

O próximo passo é voltar a treinar a sério. Voltar a focar-me nos objetivos de treino e não deixar de treinar durante tanto tempo.

Hoje ainda estou a pensar fazer um pouco de yoga, encontrei este site aqui e acho que vou experimentar a ver se me dou com ele e volto a fazer yoga - faz-me bem à postura e à ligação mente-corpo.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Blá blá blá blá blá.... Falas, falas, falas, mas depois não fazer nada. Estou a sentir-me um bocadinho frustrada comigo. Não consegui alimentar-me direito nem trabalhar para a tese, pode ser isto? Não se admite. Amanhã é o dia! Não pode passar!!! Ai!!!!!!!!

Amanhã vou comer frutinha e vegetais e beber muuuuuuuuuuita àgua e chá!

Como é que anda a vossa alimentação? Têm dicas para me motivar? Confesso que sinceramente anda difícil, mas também estou naquela altura do mês e tudo fica mais difícil. Só que também não pode estar sempre com desculpas, não é? Se não nunca mais ando para a frente com isto.

Amanhã é o dia!! Não quero saber!

Não vou ao ginásio porque não vou ter tempo, mas vou caminhar um bocado e alimentar-me bem. 
Sexta é dia do ginásio SEM FALTA e falar com o nutricionista, pois fiquei de marcar com ele este mês para vermos como está tudo!

EU CONSIGO! EU CONSIGO! EU CONSIGO!

Agora é hora de chá verde com gengibre e dormir. 

AMANHÃ É UM NOVO DIA E EU É QUE CONTROLO A MINHA ALIMENTAÇÃO!!!!! :D

terça-feira, 25 de março de 2014

Acho que finalmente o ritmo vai começar a abrandar e vou conseguir concentrar-me mais. Hoje acabei por não trabalhar nada para a tese e tenho um pequeno pressentimento que algo não está a correr bem com isto, mas pronto. Vou esperar notícias da orientadora, já que quando envio email ninguém me diz nada. Enfim...

Não trabalhei, mas andei de um lado para o outro. De manhã ajudei uma amiga num trabalho, de tarde fui aos correios e visitei a minha prima, tomámos café e fui com ela ao meu gym, porque ela queria voltar a fazer exercício. Talvez vá para o mesmo gym que eu, vamos ver.

Em termos de alimentação, ainda não foi hoje que me alimentei em condições. Hoje faltaram-me refeições, estive algum tempo sem comer.
Ao pequeno almoço comi kiwi e pêra (acho eu), a meio da manhã comi amêndoas e ao almoço foi massa cozida com salada e uma banana. Não lanchei, tomei apenas chá verde e agora ao jantar comi uma boa tigelona de sopa, kiwi e banana. Provavelmente na ceia hei-de beber um chá outra vez e comer umas bolachinhas integrais ou uma fatia de pão - mas provavelmente deveria tomar a proteína.
Ando com imensa vontade de comer banana, é dos frutos que mais me tem apetecido. Prefiro isso do que comer chocolates e afins, mas não sei se será muito bom também.

Amanhã vai ser dia de gym, tem de ser. Com o período custa-me sempre mais, até porque normalmente isto tem sido bastante abundante. Mas amanhã não pode faltar. É isso e o trabalho para a tese. Amanhã não me escapam! :)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Desculpem não vir aqui com a regularidade que queria. A minha vida anda um rodopio e isso tem os seus pontos positivos e negativos. Mas sinto que tenho de acalmar um bocado. Estou a perder o controlo e a sentir-me perdida em vários aspetos.

Hoje estou cheia de dores por causa da menstruação. Ultimamente, tenho tido imensas dores. Por isso estou praticamente de cama. Só sofá, computador e televisão. E acho que vou aproveitar para iniciar a desintoxicação em que tanto andei a pensar. Acho que eu preciso e o meu corpo também. 

A partir de amanhã tenho de me voltar a focar na tese, nos treinos e na alimentação e voltar a ter o controlo da minha vida. Tenho tido dificuldade em concentrar-me e conseguir trabalhar na tese. E provavelmente tenho de voltar a tomar os compridos normalmente, tenho-me desleixado ultimamente e é melhor fazer isto bem para os deixar o mais depressa possível.

Não tenho muito mais para vos contar em relação ao que se tem passado. Ontem alimentei-me em condições, sem deslizes, com muita fruta e legumes. Já hoje fiz asneiras, mas agora estou a compensar com muito chá e liquídos e vou ter um jantar bem levezinho. O período não ajuda: às vezes dá-me fome, outras vezes deixa-me tão mal disposta e enjoada que não consigo comer nada. Mas quando me dá fome e ataco chocolates, pão e essas coisas fantásticas (ou não!) acabo por ficar mal disposta depois, portanto a ideia é evitar tudo isso e tentar ser bem simpática para o meu corpo durante estes dias e ajudá-lo no processo.

Amanhã voltarei com mais novidades, espero que tenham um boa segunda feira e uma boa semana!




quinta-feira, 20 de março de 2014

Ora bem, estes dias estive ausente, foi mesmo difícil vir ao blog atualizar isto, mas posso fazer-vos um resumo. Aliás é bastante fácil, porque foi quase todos os dias a mesma coisa!

Estive a fazer voluntariado na organização de um evento e os dias começavam às 7h da manhã e na maioria dos dias acabaram às 4h30 da manhã (porque os voluntários, super responsáveis e para a festa!), só por aí podem imaginar como é que eu estava no último dia, parecia um zombie, mas valeu completamente a pena.

Em termos de alimentação acho que correu bastante bem, tinha sempre pouco tempo para as refeições e das duas uma: ou tinha coisas boas e saudáveis para comer e nem olhava para as perdições ou então não havia nada de especial para comer e a opção era fácil, sopa, arroz, salada e fruta. Simples.

O meu pequeno almoço foi sempre repleto de fruta, tomate e um pouco de queijo fresco e por vezes também lhe juntava um pequeno pão de cereais. Confesso que era a minha refeição preferida. O almoço e jantar normalmente foram sopa, arroz/massa/batata, salada e maçã. De vez em quando fizemos uma comida vegetariana e alimentei-me melhor, com mais qualidade. 

Sabem qual foi o problema? O vinho e as minis. Quando estou em grupo, com pessoas que gosto é-me difícil evitá-lo. Principalmente quando as pessoas que estão comigo também gostam e me acompanham. Portanto o pessoal começava a juntar-se depois do jantar, depois de termos tudo pronto e o trabalho ter acabado. Normalmente começava numa mini e algumas vezes avançava para mais umas bebidas que nos acompanhavam até às 3h da manhã, hora em que escolhíamos um dos quartos, para nos sentarmos a falar de coisas sem sentido e a comer qualquer coisa.

Valeu muito a pena, mas foi muito trabalho diário com pouco descanso e poucas horas de sono, por isso ontem cheguei a casa completamente de rasto - dores nos pés, pés inchados e dores de costas. Estou feita num oito. 

Estou a sentir necessidade de fazer um detox e de me focar na alimentação e nos treinos. Estou com uns problemas com a tese e acho que vou levar nas orelhas da minha orientadora, por isso estou sem vontade nenhuma de lhe mandar email.

Enfim... Tudo vai correr bem. Vou tentar a partir de amanhã regressar ao ritmo e ajudar o meu corpo a recuperar todas as forças para o fazer.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Os 3 primeiros dias de desafio

Dia 1 - 10 de Março, segunda-feira

Neste dia não parei e foi, de facto um dia super saudável e mexido. Devo ter queimado muuuuuuitas calorias. Acordei cedo e comecei a arrumar o meu quarto e a mudá-lo. Estive o dia todo a arrumar o quarto e só parei para ir ao ginásio, por isso imaginem, cheguei ao fim do dia exausta. No final do dia convidaram-me para um jantar e café e eu aceitei. Tudo levezinho. Cumpri quase todos os objetivos do desafio, só não trabalhei para a tese.

Dia 2 - 11 de Março, terça-feira

Este dia começou bem, mas depois houve um deslize. Acordei cedo de novo e mais uma vez dormi mal e pouco. Fui a uma consulta e depois dei uma caminhada de 20/30min e fui para casa. Almocei bem, mas depois, acho que foi de todo o cansaço, atirei-me ao pão com manteiga - sim, comi 8 mini pães (o equivalente a 4 normais). À noite tentei compensar  e comi uma salada. Neste dia trabalhei para a tese e não houve ginásio.

Dia 3 - 12 de Março, quarta-feira

Hoje está a ser complicado também. Porquê? Acho que tem tudo a ver com o sono, está a começar a afetar-me mesmo. Já não durmo em condições há 2 meses pelo menos e estas últimas noites têm sido particularmente difíceis porque acordo cedo e não consigo compensar as horas de sono. Portanto, depois do almoço descambou tudo. Depois de ter almoçado bem e de forma saudável (cogumelos, salada e vagens, ataquei o tacho do arroz e prontos... é isso, 2 tigelas de arroz!! Onde está a diminuição dos hidratos de carbono?? Ah e também comi um chocolate. E hoje à noite vou ter jantar de amigos e cinema em casa, e o jantar vai ser pizza. Portanto, vai ser um dia de lixo, completamente (e sem ginásio, meu deus!)

Ora bem, este desafio não está a correr tão bem como esperava, espero que os próximos dias que vou estar em Tróia, sejam mais fáceis. A verdade é que o sono me está a afetar bastante e há alguns momentos em que me sinto mesmo fraca e "necessito" de comer. Provavelmente, não preciso mesmo, mas é essa sensação que me dá e no momento, não consigo resistir. Portanto, vamos lá tentar controlar este sono e começar a dormir em condições.

Ainda não consegui cumprir os objetivos do desafio em condições, mas não vou desistir! 

domingo, 9 de março de 2014

Nada melhor do que um desafio para me motivar!

Sim, estou de volta, mas está a ser difícil focar-me principalmente na alimentação e em trabalhar para a tese. Quero aproveitar agora que o meu humor parece estar a estabilizar para começar a trabalhar em mim e na tese com mais afinco. Eu sei que consigo, e agora que (re)comecei os treinos, começo a sentir aquele bichinho de novo, aquela vontade de ver resultados, de tentar voltar a comer melhor e ver o meu corpo mudar. Sim, quero isso, quero voltar a ter isso. E sei que não é impossível, por isso, "criei" este desafio para mim "Stop Saying Tomorrow":
Como sempre os objetivos não são nada do outro mundo, mas torná-lo oficial, comprometer-me com eles e vir escrever todos os dias sobre como me saí em relação ao desafio ajuda-me. Vou começar amanhã (com um bom treino :P) e terminar no dia anterior aos meus anos. Sei que pelo menos vai haver 2 situações até essa data nas quais vai ser difícil manter o desafio, mas não importa. Uma delas será esta semana, porque não estarei em casa e algumas refeições não vou controlar tão bem. Outra delas vai ser um fim de semana de festa com os amigos, onde o mais provável é haver alcoól à mistura. Mas, sem stress... Nesses momentos, vou dar o meu melhor e logo se vê. Não vale a pena stressar já. Dia 3 de Maio vemos os resultados (e depois vamos continuar a seguir estes objetivos, claro). Entretanto sou capaz de tirar foto para antes/depois, acho sempre super motivante ver as diferenças e os resultados que atingimos.

Este fim de semana também foi de descontração com alguns amigos. Mas houve deslize, sim: algum alcoól, 2 fatias (pequenas) de bolo de chocolate, queijo com marmelada, um croissant e muito arroz. É, foi uma maravilha! Estou pronta para iniciar a semana e tentar comer melhor e treinar. 

Tenham uma boa semana!

quinta-feira, 6 de março de 2014

De volta.

Sim, acho que voltei. Foram praticamente 2 meses fora deste mundo, acho eu. Continuei a acompanhar-vos mais ou menos. Mas sempre que pensava em escrever, não sabia o que havia de dizer e pronto. Estes últimos meses foram de altos e baixos. Os baixos foram um bocado mais salientes, mas tudo bem. Acho que o pior já passou. Pelo menos para já sinto-me ganhar vida aos poucos. Devagar... Não estou cheia de vontade de fazer coisas, ainda estou a lutar contra a depressão e apatia e preguiça e...e...e... Mas pronto, não é nada que não passe. Um dia caio, mas passado algum tempo consigo levantar-me.

Desisti do estágio, tinha de ser. Não me arrependo de o ter feito e foi um alívio. Era demasiada pressão naquele momento. Pronto, vou demorar mais um ano a terminar o mestrado, mas isso é o menos, o mais importante é a saúde (mental e física).

Estou a ser acompanhada (psicologia e psiquiatria) e estou a levantar-me aos poucos. Andei a tomar um medicamento para inibir o apetite, mas desisti. Fazia-me mais mal do que bem e já não me estava a alimentar em condições e agora que vou voltar ao gym, não posso arriscar  alimentar-me mal (sem nutrientes suficientes). Por isso desisti e estou "apenas" com antidepressivos que espero deixar o mais depressa possível, porque não gosto nada de medicamentos.

A semana passada voltei ao gym. Fiz a bioimpedância e tenho um novo treino e depois de uma conversa com o nutricionista e o treinador, fiquei um pouco mais motivada!

Claro que estes primeiros treinos (2) custaram um bocado e fiquei toda dorida no dia seguinte. A minha força e resistência estão um pouco em baixo também, mas isso é algo que com o tempo passa e se ultrapassa, não tenho dúvidas. Quero é continuar a ter motivação para ir treinar 3x por semana e depois concentrar-me na tese.


Não tem sido fácil, até porque tenho tido imensas dificuldades em dormir, principalmente em adormecer, é horrível. Só adormeço por volta das 3h/4h da manhã e de manhã tenho tanto sono que muitas vezes durmo até às 13h. Espero que o exercício físico me ajude a regular o sono, porque isto afeta-me imenso e retira-me imensa energia.

Basicamente é isto que se passa. Tenho intenção de vir cá mais vezes, de começar a vir regularmente, para manter a minha motivação  e vontade de seguir em frente.

É bom estar de volta.