quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bem, pensava que ia recuperar mais rápido do pé, mas está complicado. Ontem e hoje foram dias passados em casa, sem sair, apesar do sol lindo lá fora. Isto por antes de ontem fui até à praia, mas custou-me imenso andar na areia com o pé assim, então decidi descansar um pouco mais o pé em casa para ver se consigo ficar a 100%.
Confesso que só hoje é que fiz um mini treino em casa, com exercícios de braços e um de abdominais e um de pernas. Vamos devagarinho... 

Ontem mandei a a dieta saudável e sem glúten para trás das costas e comi umas porcarias: pão de alho (daqueles congelados) + pão com manteiga + 1 pacote de bolachas tipo filipinos. Apesar do erro que foi, acabou por ser uma maneira de eu perceber os efeitos das más comidas, maus nutrientes, e em último caso do glúten na minha produtividade, energia e motivação. Depois de comer, principalmente o pão de alho e o pão com manteiga, parecia que me tinha passado um camião por cima. Estava a ler uns documentos no computador e tive de parar, não aguentava os meus olhos. Estava de rastos, super cansada. Conclusão? Dormi a tarde toda. Acordava e voltava a dormir. Felizmente, não tinha compromissos para ontem e pude realmente fazê-lo.
Depois desta experiência, sim, continuo a querer evitar o glúten ao máximo, apesar de me estar a apetecer ir comer já uma massa ou pão com manteiga. Para substituir isso, vou fazer um bom arroz de legumes e deliciar-me. Mesmo que coma mais um pouco, é comida de qualidade.

Na verdade, voltei à minha ideia de há uns tempos atrás: mais importante do que a quantidade, é a qualidade para mim. Posso até comer um pouco mais, mas sei que é boa comida, com bons nutrientes.

Entretanto, terça-feira pesei-me e percebi que estou com 64kg. E estou feliz com isso. Sei que quando voltar a treinar terei perdido o peso que precisava e aí só tenho que apostar no aumento da massa muscular que, entrentanto, obviamente, deve ter diminuído. Tenho calças que me ficam bastante largar principalmente na zona da barriga. Espero continuar nesse caminho e tentar ir realizando alguns treinos, ainda que curtos, em casa, para não perder muito o ritmo. Sinto falta dos exercícios de cardio confesso. E tenho saudades do gym. Mas neste momento tem que ser assim. E acho que já estou numa fase em que consigo ter mais controlo em mim e equilibrar as minhas tarefas. Mas obviamente não é a mesma coisa e indo ao ginásio encontro um pouco mais de motivação e consigo focar-me completamente no treino.
Mas, por agora, vou esperar recuperar a 100% do pé, também para poder começar a treinar a 100% como eu gosto!

Bora lá fazer o almoço que estou a ficar com fominha!

sábado, 26 de julho de 2014

Pois é, o fim de semana passado foi uma desgraça, portei-me mesmo muito mal. Tive um aniversário, mal comi e bebi demasiado. Conclusão? Uma madrugada no hospital, pé torcido, dente partido, cara esmurrada e não sei quantas nódoas negras pelo corpo fora. E podia ter sido pior. No meio da festa e dos copos (confesso que já estava muuuuuuito animada, demasiado), desmaiei e espampanei-me redonda no chão, isto porque não tinha comido quase nada e estava a beber muito mais do que o que devia.

Podia esconder isto tudo, mas sempre fui sincera no blog. Não me orgulho do que aconteceu, fiquei um bocado embaraçada na altura e no dia seguinte, mas também acho que não vale a pena fazer uma tempestade por isto. Contudo, não quero que volte a acontecer NUNCA! Uma coisa é beber um copo com os amigos, outra coisa é beber até cair para o lado, e eu não gosto disso. Foi mais uma lição aprendida e será mais um período sem alcoól, na minha vida.

Já estou quase a 100%, mas o pé ainda está a recuperar e apesar de já ter tratado do dente ainda está muito frágil.

Relativamente à alimentação, tenho comido muitas sopas e papas, por causa do dente e de alguma má disposição. Já que não treino, tenho tentado controlar a alimentação, perder algum peso que tinha de perder e assim que recuperar tentar voltar aos treinos de corrida e tentar participar na maratona. Acho que vai ser dificil conseguir a de setembro, quem sabe talvez consiga a de novembro.

Também terminei esta sexa feira o meu ano académico, apresentei e defendi a minha tese. Está feito. Em setembro, venha daí o estágio curricular!

Tenho andado um bocado alheia do blog, do face, dos treinos e de tudo... mas a ideia é, obviamente, voltar em breve!!! :D

domingo, 13 de julho de 2014

5 dias sem glúten, yey!

Quinto dia de alimentação sem glúten. Sinto-me bem. Já olhei algumas vezes para a minha barriga e acho que estou menos inchada, mas não sei. Nem sei se será por ter retirado o glúten, mas a verdade é que acabo por comer menos hidratos de carbono, já que o pão e a massa eram os meus prediletos - principalmente o pão, entre as refeições -  e como não tenho em casa pão sem glúten, não como.

Amanhã vou recomeçar os meus treinos.
Estou numa fase estranha e quero começar a focar-me para não me perder.
Emocionalmente, tanto estou super bem como fico um bocado em baixo e melancólica. Acho normal, dadas as circunstância, meto-me sempre em situações complicadas, mas não quero deixar que isso me controle. Por isso tenho de focar e vou começar amanhã: corrida e mini treino em casa... e se tudo correr bem, praia ou passeio por algum sítio.


sexta-feira, 11 de julho de 2014

De volta!

Já não vinha cá há mais de um mês, desculpem!
Foi uma altura complicada com a entrega da tese e muita coisa mudou entretanto.

Já entreguei a tese, agora é só defender e pronto, não me chateio mais com isso. Foi um processo sofrido, com falta de orientação, mas está feito, é o que interessa.

Saí do ginásio, portanto, os treinos agora vão ser corrida e exercícios em casa. Durante este tempo pouco treinei, confesso, mas teve mesmo de ser. Ainda não desisti da meia maratona, e vou voltar aos treinos para atingir esse objetivo.

Agora que entreguei a tese e estou mais livre de tempo, decidi mudar algumas coisas na minha alimentação e ver como me sinto. Para já estou a retirar o glúten. Volta e meia fico mal disposta, inchada e arroto imenso. Pensei que não faria mal nenhum experimentar e já vou no 3º dia sem glúten. Tenciono experimentar pelo menos 1 mês e ver como me sinto.

Tenho quase a certeza que emagreci durante este mês. Sinto-o nas roupas, principalmente calças. Acho que perdi massa muscular, mas espero que não tenha sido só isso.

Estes últimos 3 dias não saí de casa. Mesmo, não pus um pé lá fora, apesar do bom tempo. Primeiro, senti que precisava de descansar, mas principalmente porque estou adoentada, por isso também não tenho treinado.

Sinto-me um bocado ansiosa em relação às férias, porque foi por volta desta altura que no ano passado comecei a sentir os sintomas de depressão. Não quero voltar ao mesmo e deixar-me ficar em casa o tempo todo. Vou procurar algo para me ocupar: treinos, voluntariado, praia, combinar coisas com os amigos.
Não posso ficar em casa, não posso deixar que isso volte a acontecer!